Uma Mente Renovada pelo Espírito

Uma Mente Renovada pelo Espírito | Rede Missionária Cristã
{getToc} $title={Sumário}

Aspectos de uma Mente Renovada

No capítulo 8 do livro de Romanos o apóstolo Paulo descreve de forma prática a mudança que deve ocorrer no pensamento do cristão. Neste capítulo, Paulo apresenta vários aspectos de como a vida é transformada pelo Espírito de Deus, e explica sobre a nova atitude da vida espiritual do crente. Nos quatro primeiros versos, Paulo fala sobre a libertação da vida no Espírito, agora, nos versos seguintes lemos sobre as diferenças da vida no Espírito.

É minha estimativa de que esta é uma das maiores e mais importantes passagens das Escrituras em toda a Bíblia. E por quê? Porque ela aborda a questão da mentalidade do cristão. A Bíblia é clara em ensinar que, como um homem pensa, determinará o tipo de homem que ele realmente será, “…Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele…” (Provérbios 23:7). “…Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios…” (Marcos 7:21)
A mente humana é uma coisa muito importante! Tudo o que um homem concentra em sua mente é o que o homem reproduz na sua vida! Pensamentos mal produzirão ações malignas, pensamentos piedosos produz ações piedosas. É por isso que a Palavra de Deus é tão claro, quando fala sobre a mudança que é necessária na mente do crente. Observe por exemplo o que diz Romanos 12:2 “…E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus…”

As Alterações e Desejos da Mente Renovada

A primeira coisa que Paulo aborda nesta passagem é o contraste que existe entre a mente do homem natural e a mente que foi transformada pelo Espírito de Deus. Toda a ideia aqui é que a inclinação e pensamento do homem natural é sempre direcionada para as coisas que pertencem à carne. Em outras palavras, a mente carnal concentra-se nas preocupações físicas, materiais e outras atitudes egoístas. Talvez ele até pense sobre Deus e religião, mas será sempre uma religião baseada no que ela pode fazer por si mesmo, uma religião que se interessa somente pelo seu bem-estar neste mundo e sobre um Deus que se enquadre em seus próprios termos.

Ou seja, a mente carnal está cheia de pensamentos aparentemente virtuosos, mas indiretamente estes pensamentos se concentram em maneiras de satisfazer as suas próprias concupiscências, a carne. Sobre estes a bíblia revela claramente em 2 Pe 2:10; Fl. 3:19, que esta é a atitude dos perdidos; “…Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades…Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas…”

Paulo está afirmando um fato! Se você tem uma mente carnal, isto é, uma mente focada nas coisas pertencentes à carne, você está morto! Ele não está falando de um potencial, ele está afirmando uma equação. Ter uma mente carnal significa que você está perdido e morto (Ef 2:1-3). No entanto, ter uma mente focada em Deus e nas coisas que são de cima é provar que você é realmente salvo pela graça e caminha no Espírito! É um indicador genuíno do estado da alma (Col 3:1-4).

A Vida Espiritual da Mente Renovada

Como Já vimos claramente acima, aqueles que são controlados pela carne, que vivem pela carne, que andam na carne e que têm suas mentes centradas na carne, estão longe de uma mente renovada e que desta forma simplesmente não podem agradar a Deus! Pois de acordo com a Bíblia, em (Hebreus 11:6), o único jeito de agradar a Deus é exercitando a fé, que é um dos frutos do Espírito e prova deste mesmo Espírito na vida de um crente. E como a carne não pode produzir o que é espiritual, logo a carne não pode agradar ao Senhor.

Mas quando recebemos Jesus Cristo como nosso Senhor, a uma mudança significativa na vida espiritual, mudamos os âmbitos da existência. Somos resgatados da vida da carne e colocados em uma nova vida no Espírito (1 Cor 12:13). Portanto, agora somos colocados em uma posição na qual podemos servir e agradar a Deus. Logo aqueles que são salvos pela graça e estão caminhando no Espírito passa a produzir os frutos do Espírito (Gl 5:22-23). Essa é a diferença de uma mente renovada para uma mente natural. Nós basicamente não somos mais o que éramos antes, mas agora através do Senhor Jesus pelo poder do Espírito Santo, somos literalmente uma nova criatura (2 Cor. 5:17).

“…Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele…” (Romanos 8:9). A última frase deste versículo nos diz que o crente demonstra a realidade de seu novo nascimento ao exibir o Espírito de Cristo! E por isso que somos aconselhados pelo apóstolo a examinar e provar a nos mesmos, para se ter certeza que permanecemos na fé, e assim não correr o risco de ser reprovado (2 Coríntios 13:5).

As Atitudes de uma Mente Renovada

O Espírito de Deus muda a forma como pensamos. Ele muda a forma de como agimos, atuamos e nos comportamos nesta vida. Esta mudança de atitude com a renovação da mente, que a princípio acontece somente por dentro, passa também a manifestar-se ao nosso exterior. Ele nos guiará a procurar mudanças na forma como o nosso corpo age, na maneira de falar, gesticular, vestir-se, etc. Qualquer um que reivindique Jesus Cristo como seu Salvador e não manifesta nenhuma mudança na forma de como ele vive, provavelmente não o aceitou de coração.
Isso não quer dizer que os crentes não pecam. No entanto, se a salvação é uma realidade, haverá um novo desejo de honrar a Deus pela vida em que vivemos e, quando falharmos, haverá uma sensação de tristeza e remorso que levará o filho de Deus ao arrependimento perante o Senhor, 1 João 1: 9. O que Paulo está tentando nos esclarecer é que o Espírito de Deus nos tornará muito diferente do que somos por natureza. Nos agora, procuramos evitar e fugir das coisas que a carne costumava buscar, o Espírito Santo produzirá em nossa vida um desejo pelas coisas santas, no agir e no tratar com nossos semelhantes.
Agora, não somos mais obrigados a viver na dependência da carne. Na verdade, estamos mortos para a carne e vivos para o Espírito de Deus. Nossa carne não fez nada para nós, a obrigação que temos agora é a de horar o Espírito de Deus que se integrou a nossa vida. Devemos honrá-lo vivendo o tipo de vida em santificação ao Senhor; “…Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação…” (2 Timóteo 1:7). É um desafio que todos podemos viver!
Mesmo sendo salvos, ainda temos os desejos da carne guerreando dentro de nos. Qualquer um que lhe diga que os cristãos não podem pecar é um mentiroso! A Bíblia é clara sobre este assunto, leia: (1 João 1:8-10). No entanto, como agora temos o Espírito de Deus que vive dentro de nós, temos o poder de subjugar e mortificar os feitos da carne. Se fizermos isso, nossa vida agradará a Deus e será uma vida que mostrará ao mundo perdido que Jesus Cristo ainda faz a diferença em quem ele toca pelo seu grande poder. Se vivermos essa tipo de vida, seremos abençoados e exibiremos as características do novo nascimento. Se não há mudança e renovação da mente, não houve conversão!


Postagem Anterior Próxima Postagem