O significado de Egito segundo a bíblia

O significado de Egito segundo a bíblia | Rede Missionária Cristã

O Poder do Simbólico Egito Espiritual

Q
uem já estudou teologia, sabe que uma das mais importantes ciências do estudo da Bíblia é a matéria conhecido como “hermenêutica”. Esta palavra se refere a ciência da interpretação bíblica. Dentro da hermenêutica, existem alguns princípios que devem ser aplicados para determinar o significado adequado de um texto. Um desses princípios é o “princípio da primeira menção”. Basicamente este princípio afirma que: dependendo da forma que um determinado assunto foi mencionado pela primeira vez na Bíblia pode determina o seu uso para toda o restante dela.

Se aplicarmos o princípio da primeira menção à terra do Egito em nosso estudo de hoje, sobre o poder do Egito espiritual, devemos então voltar para Gênesis 12:10-20. Nesses breves versos da bíblia, vemos que Abraão pressionado pela fome, ignora a palavra de Deus e desce para o Egito, consequentemente, sofre alguns reveses muito negativos. Portanto, aqui começa o significado do Egito segundo a bíblia, ou seja, a primeira vez que o Egito é mencionado na Bíblia, é mencionado dentro de um contexto negativo. Isso marca o tom de como o Egito deve ser visto por toda a Bíblia.

Na verdade dentro do contexto espiritual, a terra do Egito é simbolicamente um tipo de mundo. Isto claramente podemos notar na maneira como o Egito tratava o povo de Deus, mantendo-os na escravidão, dominando com tirania e crueldade e levando-os à morte (Êxodo 1: 7-14). Já com isso em mente, fica mais fácil de notar o influente poder de escravidão ou de perseguição que o Egito teve sobre a vida de todos os santos da Bíblia. E, mesmo depois de terem sido libertados da terrível escravidão naquela terra, os filhos de Israel em qualquer pequena dificuldade desejavam retornar ao Egito.

Claro que antes de emitirmos qualquer tipo de julgamento precipitado ao olharmos para pessoas como Abraão, Jacó, etc. Talvez devêssemos admitir o fato de que nós também experimentamos uma certa e estranha atração ao nosso simbólico Egito, o mundo. Na verdade, infelizmente muitas pessoas que se dizem cristã hoje em dia, gastam uma quantidade significativa de suas vidas, quer olhando para o Egito, ou lá já vivendo integralmente.

Independente disso, o meu propósito aqui com este artigo não é criticar ou julgar ninguém; mas sim usar as experiências dos Israelitas com o Egito e demonstrar alguns parâmetros de como é possível sim superar o forte apelo e poder do simbólico Egito espiritual.

Tenha total certeza que nos como povo de Deus hoje, não precisamos viver vidas espirituais derrotadas, frias e carnais. Podemos, pela graça de Deus, andar em vitória e poder. Os pensamentos que quero compartilhar com você logo abaixo nos dirão claramente como isso é possível.

O que o Egito Representa ao Povo de Deus Hoje?

1 – A dor da dominação – (Êxodo 1:10-22;11:1-14) À medida da dor e o sofrimento suportado pelos israelitas que a Bíblia menciona, é para nos hoje quase inimagináveis. Logo esta é uma imagem vivida a escravidão suportada por aqueles que são cativos deste sistema mundial ou simbólico Egito espiritual, mas “…Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais…” (Efésios 2:1-3). Ou seja, estar fora da vontade de Deus nunca deve ser visto como uma viagem de prazer. É um tempo de severa escravidão, escuridão e tristeza.

2 – A progressão da dominação – (Êxodo 5:5-19) Mesmo após vários anos de escravidão; Israel crescia em número tornando seus filhos e netos escravos também. Este é sempre o caminho com aqueles presos ao simbólico Egito espiritual. Suas atrações se fortalecem ao longo do tempo. Seus vícios se fortalecem ao longo do tempo. Eles se encontram mais profundamente enraizados no mundo deixando de educar seus filhos na verdade de Cristo levando-os consequentemente também a escravidão.

3 – O Amor de Deus em meio a Dominação – (Êxodo. 2:1-10) Então estando eles ainda na escravidão, Deus se compadece do povo e um redentor nasce no meio deles. Eles, assim como muitos presos no simbólico Egito espiritual de hoje não notaram aquele momento, mas um tipo de Cristo se levantou para liberá-los da escravidão. Note você também que foi a este mundo onde muitos hoje são escravos do pecado que Deus enviou Seu Filho querido para nascer, viver e morrer pela humanidade. Poucos também reconheceram ou o receberam quando Ele fez Sua primeira aparição, João 1:11, mas o que Ele realizou enquanto esteve neste simbólico Egito espiritual quebrou os grilhões do pecado para todos aqueles que mesmo hoje, confiam nele através da fé, Lucas 4:18.

Um Plano de Libertação Espiritual

O plano de Deus para libertar Israel era mais antigo que Moisés. De fato, alguns dos detalhes desse plano foram revelados ao seu servo Abraão centenas de anos antes (Gn. 15:13-14). Na verdade muitos anos antes do nascimento de Moisés, Deus determinou como e quando Ele libertaria Israel desta dura escravidão. Quando porém chegou o tempo de Moisés, Deus colocou Seu plano em ação. Era um plano onde exigia-se fé e obediência, mas era um plano destinado ao sucesso.

Semelhantemente assim também foi o plano de Deus para a nossa salvação e libertação da escravidão do pecado, não era um simples plano B. Mas sim um plano pensado e arquitetado muito antes da fundação do mundo, um plano concebido lá no céu, um plano igualmente também destinado ao sucesso, um plano para salvar os pecadores perdidos e libertá-los do terrível poder do simbólico Egito espiritual.

Os detalhes deste plano foram revelados pouco a pouco aos profetas ao longo do tempo, mas foi finalmente completado em uma colina chamada de Gólgota ou Calvário, foi quando Jesus Cristo entregou Sua vida e derramou Seu sangue para nos redimir. É um plano que também exige de nós fé e obediência, (Ef. 2:8-9, Atos 16:31); mas é um plano que funcionará para todos os que o recebem como seus corações quebrantado.

Os Israelitas foram libertos pelo poder de Deus, que desencadeou Sua ira contra o Egito e demonstrou ao povo uma tremenda demonstração de Seu poder (Ex. 5:13). Ele os redimiu pelo exercício de Sua grande habilidade. Da mesma forma a nossa salvação não ocorre por meio do raciocínio humano, da bondade humana ou das ações humanas. A nossa salvação é uma obra do Deus Todo Poderoso. Foi Ele quem formulou o plano. Foi Ele quem forneceu o meio. É Ele quem chama e salva o pecador e através do seu Espirito quem nos mantém. Ele faz tudo sem nossa ajuda ou intervenção!

Os Prazeres e Desejos do simbólico Egito espiritual

Embora o povo de Deus tenham experimentado uma libertação tão grande da escravidão no Egito, Israel continuou a experimentar uma estranha atração e desejo de volta àquela terra de escravidão e morte. Eu vejo o mesmo desejo na vida de muitos crentes hoje em voltar aos prazeres do simbólico Egito espiritual. Embora tenhamos sido libertados, ainda há uma atração contínua para o mundo e suas paixões e prazeres.

No antigo Egito, o povo de Deus eram escravos, mas eles trabalhavam eram alimentados, estavam seguros e sabiam o que esperar. Faraó era um inimigo, mas até então não estava tentando matá-los, mas agora, Faraó persegue Israel e pretende matá-los! (Êxodo. 14:10-11) No Egito, os israelitas possuíam abundância de alimentos e água à disposição. No entanto, quando eles partiram para seguir a Deus, eles foram obrigados a viver uma vida pela fé. Confiando NEle para dar-lhes o que eles precisavam momento a momento.

O povo de Israel confiavam também nos deuses do Egito e alguns deles recorriam novamente a alguns deuses egípcios para os adorar. Seus novos deuses eram meramente os deuses do Egito. Eles desejavam as coisas que eles adoravam quando eram escravos. Queixaram-se das dificuldades do caminho e lembravam saudosistas da vida que levavam no Egito. Essas pessoas carnais até tiveram a audácia de falar contra o Deus que as libertou da escravidão! Eles o acusaram falsamente de odiá-los quando, de fato, tudo o que Ele fez foi para seu benefício!
Muitos dos filhos de Deus hoje, também sucumbem à atração do mundo quando eles se sentem incapazes de confiar no Senhor pela fé para todas necessidades. O caminho do mundo é mentir, roubar e trapacear, já o caminho de Deus é esperar por Ele em todas necessidades, (Sl 37:25; Fp. 4:19; Mt 6:33). Isso não atrai muitos e assim como foi com os israelitas é um choque para um novo crente quando ocorre a primeira batalha espiritual. Satanás, o antigo mestre, faz tudo o que estiver ao seu alcance para derrotar aqueles que estão empenhados em servir a Jesus, o novo Mestre. Às vezes, essas batalhas espirituais e os desejos da carne dominam o crente e ele ou ela deseja retornar ao simbólico Egito espiritual.

Quando olhamos para trás e para as coisas que ocuparam nossa mente no mundo, podemos começar a desejar essas coisas novamente. Talvez adorássemos dinheiro, poder, sexo, atenção, posses, etc. Os deuses do mundo podem ser como uma forte corda puxando nos de volta ao domínio do mundo. Mas nosso Deus nos ajudará a superar o forte apelo e poder do simbólico Egito espiritual.

A vida de fé é diferente! Na verdade nos os redimidos do Senhor nunca sabemos onde o caminho da vida nos guiará. Alguns dias, estamos entre pastagens verdejantes e águas tranquilas. Outros dias, através do vale da sombra e da morte. Mas, sempre Ele DEUS nos guiará e torna este caminho suportável. Quando desviamos nosso foco em Deus e perdemos de vista o Bom Pastor, ficaremos cansados e oprimidos e realmente muitas vezes desejamos a previsibilidade do mundo e seu modo de vida. É por isso que devemos sempre olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé. (Hebreus 12:2)

A Simbólica Morte para o Egito Espiritual
É sim, possível morrer para a influência do simbólico Egito espiritual em nossas vidas, e isto pode acontecer de duas maneiras. Essas duas maneiras são retratadas da seguinte forma nesta visão do Egito segundo a bíblia.

1 – A maioria dos israelitas morreram no deserto porque se recusaram a andar no plano de Deus e decidiram que o caminho deles era melhor, então Deus permitiu que eles vagassem pelo deserto até que todos eles estivessem morto! Durante 40 anos, eles vagaram pelo deserto, com saudades dos prazeres do Egito. Talvez tenham esquecido que eram escravos no Egito. Talvez estivessem esquecidos do chicote em suas costas. Talvez tenham esquecido o trabalho pesado e que não conquistavam nada para eles, exceto mais escravidão, mais trabalho e, no final a morte.

O que somente eles lembravam era da luxúria que existia no Egito! Mas, por este Egito está tão profundamente enraizado em seus corações, eles foram impedidos de entrar na terra prometida e morreram com o Egito em seus corações. Lamentavelmente muitas pessoas da família do Senhor estão na mesma forma triste em nossos dias. Eles estão tão apaixonados e saudosos pelo mundo que nunca conseguem superar esta atração ate morrerem na derrota, nunca tendo conhecido a verdadeira Paz do Espírito Santo.

2 – A Maioria dos israelitas morreram sem conhecer a Terra Prometida, apenas dois homens que deixaram o Egito já adultos foram autorizados por Deus a entrar na terra prometida e realmente conquistaram a vitória. Eles foram autorizados, porque eles olhavam para a frente em vez de olhar para trás. Eles queriam o que Deus tinha para eles, em vez do que aquilo que tinham deixado para trás. Eles morreram para o Egito. Eles queriam que o Deus tivesse de melhor para eles e receberam da mão do Senhor.

É interessante notar também que depois que Israel atravessou o Jordão e entrou na terra prometida, não se menciona mais qualquer desejo deles em voltar para o Egito. Assim como Josué e Calebe, a vitória sobre a atração do Egito é possível para você e para mim hoje no simbólico Egito espiritual. O caminho para conseguir isso é apresentado nas escrituras pelo apóstolo Paulo que diz: “…Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará…” (Filipenses 3:13-15).

Logo o segredo para superar o passado e o forte apelo e poder do simbólico Egito espiritual é esquecer o passado e prosseguir em alcançar as coisas que Deus tem para cada um de nós lá no futuro. Com a graça de Deus e com nossa fé nos podemos sim e devemos morrer para o Egito, mas isso nunca acontecerá até realmente queremos! O simbólico Egito espiritual sempre estará presente em nossa volta, mas depende de nós deixá-lo para trás; “…Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei…” (2 Coríntios 6:17).

Talvez muitos de nos hoje, se fôssemos mais honestos teríamos que admitir que temos muita em comum com a esposa de Ló. Ela era uma mulher tão cheia de seu Egito, Sodoma, em seu coração que morreu enterrada com ela, (Gênesis 19:26). Por que ela acabou assim? Porque ela estava olhando para o Egito. Que isto sirva-nos de exemplo! Talvez por isso que Jesus nos aconselhou dizendo: “Lembrai-vos da mulher de Ló”, (Lucas 17:32). Por outro lado, Ló seu marido nunca olhou para trás e foi salvo da morte. Então! Qual dos dois descreve melhor você hoje?
 

Postagem Anterior Próxima Postagem