12 Maneiras de Lidar com as Críticas

12 Maneiras de Lidar com as Críticas | Rede Missionária Cristã

Como o Cristão deve lidar com as Críticas

I
nfelizmente, hoje vivemos em um mundo onde as críticas são coisas normais no trabalho e nas redes sociais, mas o fato é que seja online ou offline todos nós seremos criticados em algum momento da vida. Às vezes, justamente, às vezes injustamente.

Às vezes, a crítica sobre nossa pessoa ou uma atitude pode parecer dura e imerecida, mas o fator principal está em como respondemos a esta crítica.Eu particularmente nem sempre respondi muito bem, mas graças a Deus estou aprendendo, e aqui estão 12 Maneiras de Lidar com as Críticas que já aprendi através de bases bíblicas quando outros me criticam. “…Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus…” (Tiago 1:19,20)

12 Maneiras Cristã de Lidar com as Críticas

1 – Esteja sempre pronto para ouvir

A princípio isto pode parecer bem difícil de fazer, porque a nossa mente e emoções se aguçam e começam a procurar mil maneiras e desculpas para refutar a outra pessoa até mesmo com a contracrítica. Mas se estivermos pronto a ouvir significa que realmente tentaremos considerar o que a outra pessoa está dizendo. Nós não nos precipitamos em contra-atacar, mesmo que a crítica de imediato nos pareça injusta ou imerecida.

2 – Seja tardio para falar

“…O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua…” (Provérbios 18:13) Este versículo preciso merece meditação. As lições sugeridas por ele devem ser do interesse de todos os que querem servir a Deus e ajudar a humanidade.

Independente da razão ou não sobre a crítica, quando duas pessoas estão discutindo algum ponto de vista diferentes, e uma delas demonstra grosseria interrompendo a outra repetidamente. Esta descortesia reflete um problema simples: Há um desejo maior de replicar a outra pessoa do que ouvir o seu lado da matéria, neste caso a sempre um julgamento precipitado em relação a um assunto e problema que deveria ser ponderado e estudado cuidadosamente.

Portanto, não interrompa ou responda muito rapidamente. Deixe-os terminar. Se você fala com muita rapidez, você pode falar de forma precipitada ou com raiva.

3 – Seja tardio para se irar

Por quê? Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. A raiva não fará com que alguém faça o que é certo. O controle do temperamento envolve sabedoria; Vivemos cercados de situações estressantes, que deixam as pessoas irritadas, inflamadas, nervosas, zangadas e explosivas.

Muitas vezes por coisas fúteis, as pessoas se ofendem, se xingam, se agridem e se ferem. São pessoas que parecem carregar uma carga de dinamite em seu coração. Ao menor sinal de divergência, detonam esta carga explosiva e, sem cerimônia, mandam tudo para os ares. O problema é que nesta explosão de ira, elas jogam estilhaços para todos os lados atingindo quem está em sua volta. Lembre-se, que Deus é paciente e longínquo com aqueles que o ofendem. Quanto mais devemos ser.

4 – Não devolva na mesma moeda

Pois para isto fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem tão pouco foi achado engano na sua boca, sendo injuriado, não injuriava, padecendo, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente (1 Pedro 2:21-23). Jesus, continuou a confiar no Senhor e não revidou em troca.

Quantas vezes por raiva, por sentimentos de injustiça, ou até pelo fato de não conseguirmos perdoar alguém, deixamos esse sentimento nos dominar e queremos dar o troco na pessoa com a mesma moeda? Quantas vezes alguém te ofende e, por ser sem motivo ou razão, você se acha no direito de revidar? Mas Deus nos diz: “…A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira…O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão…”.(Provérbios 15:1,18) “Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. – Eclesiastes 7:9

5 – Procure sempre dar uma resposta suave

Como vimos anteriormente “A resposta suave afasta a ira”. Seja misericordioso mesmo com aqueles que o ofendem, lembre-se que cair em provocações pode ser prejudicial não só para sua vida espiritual, mas também para o seu físico, e deixando a ira te dominar, você dará um gostinho de vitória ao seu inimigo. Fortes são aqueles que sabem ignorar quando necessário, e não os que não levam desaforo para casa.

6 – Não se defenda muito rápido

Estar na defensiva é uma atitude aparentemente de autoproteção, quando se prevê um perigo ou alguém que possa nos fazer mal, e quando adotamos este papel nós nos transformamos, e todo o nosso corpo se coloca em alerta e fala por nós, já que a linguagem corporal indica que há tensão, rigidez e atitude de defesa. Além disso, a nossa linguagem não verbal se modifica em relação a outra situação onde não é exercida esta atitude. Esta linguagem usa um tom mais sério, maior velocidade falando, gestos faciais de incômodo, desagrado e inclusive de perigo.

A defensiva pode se elevar do orgulho, mas realmente, longe de nos protegermos, estar na defensiva nos machuca, já que cada vez que nos encontramos imersos nessa atitude, o mal-estar é maior. Na verdade não nos protegemos de nada nem de ninguém; ficamos mais expostos, mostrando para a outra pessoa os nossos sentimentos e a nossa falta de estratégias para aceitar e enfrentar de forma eficaz a situação.

7 – Considere a crítica como uma verdade

Mesmo que seja dado com a intenção de doer ou zombar, ainda pode haver algo que valer a pena considerar, então deve-se fazer um esforço para considerar a situação da forma mais objetiva possível, quer dizer, sem atribuir a elas o perigo que fará com que nos coloquemos de imediato ao contra-ataque.

É mais adequado observar a situação como uma verdade antes de interpretá-la como injusta e, assim, não nos sentiremos atacados por ela, já que é possível que haja outras explicações menos alarmantes para essa situação e que não precisarão da nossa atitude hostil para com nosso crítico, pois é possível até que não se trate de nenhum ataque e sim de que Deus pode estar falando com você através desta pessoa.

8 – Lembre-se da cruz

Alguém disse que as pessoas não dirão nada sobre nós que a Cruz já não disse, e mais, é que realmente somos pecadores e merecemos o castigo eterno. Na verdade, qualquer coisa que alguém diz sobre nós é menor do que a Cruz disse sobre nós. Volte-se para Deus que o aceita em Cristo, incondicionalmente, apesar de seus muitos pecados e fracassos. Podemos nos desencorajar quando vemos alguém apontando nossos fracassos ou pecados, mas Jesus pagou por eles na cruz e Deus está satisfeito conosco por causa de Cristo.

9 – Considere seus pontos cegos

Não podemos sempre nos ver com precisão. Talvez essa pessoa esteja vendo algo que você não pode ver sobre você mesmo. Às vezes o mal-estar que sentimos se volta contra nós mesmos. É um erro de foco, já que isso não se trata de nos açoitarmos. Em algumas ocasiões nos culpamos por não alcançar o feito “x”, ou por algo não ser da maneira “x”.

Na realidade, não se trata de mudar, de ser diferente ou de negar aquilo que somos. A questão vai mais pelo lado de assumir uma perspectiva mais inteligente e compreensiva com nós mesmos para podermos aproveitar melhores nossos talentos e até mesmo as nossas deficiências.

10 – Ore quando elogiado e ore quando criticado

Peça a Deus sabedoria - "…Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos…" (Salmos 32:8). Ore para que Deus lhe dê sabedoria no agir. Os críticos têm a maligna capacidade de ser impiedosos e maldosos com constantes fofocas, murmurações e rumores.

Pode ser difícil controlar nossas emoções quando alguém nos critica de modo injusto. Foi isso o que aconteceu com Ana, esposa de Elcana. Embora seu marido a amasse muito, Ana não era feliz, porque não podia ter filhos. A outra esposa de Elcana, Penina, criticava e zombava dela o tempo todo. Ana estava muito triste e foi ao tabernáculo orar. A oração de Ana, registrada na Bíblia, mostra sua forte fé em DEUS que lhe respondeu com um filho. — 1 Sam. 1:5-7, 12-16; 2:1-10.

11 – Esteja sempre pronto para ouvir

Seu crítico pode estar certo ao seu respeito? Se a critica está em uma área de pecado ou fraqueza em sua vida, outros também pode ter visto. Portanto faça uma autoanálise e peça também a opinião sincera de seus amigos. Nenhum de nós é perfeito e muitas pessoas ao nosso redor não aceitam nossos defeitos, e acreditam que sua missão na vida é nos mostrar nossas falhas. Aqueles defeitos que nos fazem tão únicos…

Mas, por outro lado, você tem a sorte de ter ao seu lado pessoas que não olham somente para os seus defeitos. Esses são os amigos de verdade. Muitas vezes, julgamos uma crítica construtiva, uma ideia ou opinião diferente da nossa como ofensivas. Felizmente, existem os amigos verdadeiros que nos amam incondicionalmente, se preocupam conosco e estão sempre prontos para nos ajudar. Preocupam-se com os nossos problemas e nos apoiam sem pedir nada em troca.

12 – Considere a fonte da crítica

Não faça isso com muita rapidez, mas considere credibilidade da pessoa responsável pela crítica e os possíveis motivos desta pessoa, observe também o nível de conhecimento dela sobre você ou o assunto criticado, etc. Eles podem criticar você para machucá-lo, ajudá-lo ou talvez eles nem saibam do que estão falando.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem