Princípios Bíblicos da Vida Humana

Princípios para uma Visão Bíblica da Vida Humana | Rede Missionária Cristã

A Visão Bíblica da Vida Humana

disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou… (Gênesis 1:26,27)

O que a Bíblia diz sobre o valor do ser humano?

Nos últimos tempos, o debate sobre a vida e a morte tem sido o centro de grandes ONGs em defesa do aborto ou eutanásia. Infelizmente, estamos vivendo em um mundo onde a vida humana se tornou uma mercadoria barata e sem valor para muitas pessoas. Em alguns países tornou-se muito fácil a prática do aborto e mais fácil ainda descartar aqueles indivíduos que são vistos simplesmente como inúteis ou um peso para a sociedade moderna. 

Nos chamados Países Baixos, que tem uma política de eutanásia legalizada, apenas em 1990 houve 11.800 mortes por eutanásia. Representando 9% do total de mortes naquele ano. Em outras palavras, quase 1 de cada 10 pessoas que morreram na Holanda em 1990 morreu nas mãos de um médico, uma enfermeira ou mesmo por um membro da família através da eutanásia. Destas 11.800 mortes, cerca de 5.491 foram realizadas mesmo sem o consentimento do paciente! 
[fonte]

Hoje, através deste artigo eu quero lhe convidar para juntos examinarmos o que Deus tem a dizer sobre o real valor da vida humana. Eu particularmente, creio que a perspectiva divina deve ser bastante considerada enquanto pensamos ou falamos em assuntos tão sérios como o direito de viver, o direito de morrer, o aborto e a eutanásia. Na verdade, não só a perspectiva de Deus deve ser considerada, como sem dúvida nenhuma deve ser a última palavra nestes assuntos. Então, hoje, vamos examinar a vida a partir da perspectiva de Deus. Ou seja, vamos falar um pouco sobre a visão bíblica da vida humana.


Deus é Soberano na Criação da Vida

Sabemos que todo ser humano é um ser único e especial (Gênesis 1:26-28; 2:7). Uma das principais verdades que vêm desses versículos é o fato de que o homem é o produto do poder criativo de Deus e não o resultado de uma evolução aleatória. O homem não evoluiu de um organismo unicelular ao longo de milhões de anos; Ele é uma criação especial de Deus. Você notará também que todos os outros animais vieram a existência através da Palavra de Deus. O homem, no entanto, foi formado do pó da terra pelo próprio Deus.

Aqui está um dos maiores perigos em todo o sistema de evolução, como é ensinado na grande maioria das escolas. Se as pessoas puderem convencer-se de que a humanidade não é mais do que o produto da seleção aleatória, a vida humana perde todo o seu valor, se o homem simplesmente evoluiu, então ele não é diferente de qualquer outro animal. Você o mata e ele simplesmente deixa de existir. Logo se o homem não é mais do que um mero animal, ele pode ser eliminado se for necessário.

Aqueles que defendem essa visão das coisas, acreditam que o homem deva viver somente enquanto forem uteis, ou até que sua qualidade de vida se acabe, então ele pode “descansar de sua miséria”. Uma vez que começamos com esta inclinação escorregadia, não haverá como voltar para trás. Hoje, são os bebês indesejados, pessoas com deficiências cerebrais; amanhã, será a mental e física, bem como os velhos e os enfermos. E isto é exatamente para aonde o nosso mundo está caminhando com a quebra generalizada das previdências e seguros sociais, mundo afora.
Agora, se a teoria evolutiva estava correta; não haveria nenhum problema com essa visão. No entanto, é uma visão falsa da vida, da morte e da eternidade. Mas falaremos mais sobre este assunto logo adiante, por enquanto, precisamos lembrar que todo ser humano é um ser especial; Ele ou ela está aqui porque eles são a criação especial do próprio Deus!


A Vida Espiritual do Ser Humano

Sabemos também através da bíblia que todo ser humano é um ser espiritual e que o homem foi feito “…à imagem e semelhança de Deus…” Isso naturalmente não significa que o homem pareça com Deus fisicamente; ou que Deus tem um corpo como nós. Mas significa que o homem foi criado um ser tripartite. Na Divindade, existe o Pai, o Filho e o Espírito. Em um homem, há o corpo, a alma e o espírito. Deus é um ser de três partes; O homem é um ser de três partes. Deus tem inteligência, vontade e emoções, e igualmente também os tem a humanidade.

Esta é a principal maneira pela qual a humanidade pode ser distinguida dos membros do reino animal. Toda pessoa que entra neste mundo tem três partes. Eles têm um corpo, uma alma e um espírito. Tomemos apenas um momento para examinar cada uma dessas partes.


1 - O corpo – O corpo é somente o veículo com o qual nos movemos e interagimos com o mundo físico. É o corpo que fornece um lar para nossa alma e o espírito enquanto peregrinamos por este mundo. Tanto humanos como animais têm corpos. Quando morremos, nossos corpos retornam à terra, Gn 3:19; Ec 3:20; Jó 34:15.

2 - A Alma – A alma é o lugar da vontade, do caráter, do intelecto, dos pensamentos e das emoções. A alma é onde raciocinamos, amamos, odiamos, desejamos, etc. A alma é a que nos referimos quando falamos da mente. Sua alma anima seu corpo e permite que você interaja com o mundo e com as outras pessoas. Em suma, a alma é essa parte que faz de você quem você é. Sua alma faz você se sentir consciente, feliz, triste, etc. Há um sentido em que se pode dizer que os animais têm almas. Ou seja, eles têm vida dentro deles e eles são autoconscientes e capazes de interagir com o mundo ao seu redor.

3 - O Espírito – Aqui é onde as semelhanças entre o homem e os animais terminam para sempre. Enquanto a alma nos torna autoconscientes; o espírito nos permite ser conscientes de Deus. “…Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto…” (Tiago 2:26). Apos o pecado, todo homem que nasceu neste mundo nasceu morto espiritualmente, (Ef 2:1). Mas, quando o Espírito de Deus vem traz à vida novamente através de Cristo.
Quando deixamos este mundo, a alma e o espírito retornam a Deus para serem tratados de acordo com suas obras, Ec. 12:7. Aos redimidos à glória, João14:1-3. Ao perdido o castigo eterno, Sl 9:17; 2 Ts. 1: 8-9. O fato de que o homem é uma criação especial de Deus e que ele foi feito à imagem e semelhança de Deus, logo a sua capacidade de conhecer a Deus prova que o homem é uma criatura especial aos olhos do Senhor. Isto estabelece o fato de que Deus é soberano sobre a criação da vida humana.

Deus é Soberano na Iniciação da Vida

É Deus quem determina o iniciar da vida; É Deus o responsável por quando a vida é criada dentro do útero. Observe alguns exemplos disso na Bíblia: Lia; Gn 29:31; Rebeca Gn. 25:21; Raquel Ge 30:12, 22; Manoá e sua esposa Jz 13:2-3; Ana 1 Sm 1-2. Naturalmente quando pensamos em um parto, pensamos que seja apenas o produto da união física entre um homem e uma mulher. Mas na realidade é muito mais do que isso! Existe um Deus soberano nos bastidores que determina se o óvulo é ou não fertilizado. Ele determina se a vida inicia ou não, SL 128:3-5.

É claro e evidente que todos nos sabemos que a sim, o relacionamento físico envolvido. Ainda assim, por trás disso tudo é a vontade soberana de Deus que impera. Ele abre o útero e Ele fecha o útero de acordo com Sua vontade. Ou seja, é Ele quem determina segundo a sua vontade a iniciação de toda a vida humana.

Além do aspecto mencionado acima, Deus também pode determina o destino da vida de uma pessoa. Não só Deus tem o poder de determina se haverá ou não a vida; Como também Ele pode determina o que esta vida se tornará. Ele pode estabelecer de antemão um plano para o ser humano que vem para o mundo. Em Jeremias 1:5, lemos que Deus de antemão determinou um plano para a vida do profeta antes mesmo de ele nascer. O mesmo aconteceu na vida de João Batista, Lucas 1: 13-17; 44.

Logo enfatizo novamente que o fato de você ou eu estarmos nesta vida não é somente produto de uma mera chance aleatória e geneticamente infeliz. O que somos nesta vida é o produto da soberania divina. Nós somos o que somos porque Deus assim determinou. Esta foi a convicção de Davi, e também a mesma visão que manteve Jó, (Salmo 139: 13-16. Jó 10: 9-12). Mesmo a ciência moderna, que tão ferozmente tenta desconstruir a Deus, confirma que não podemos ser produto de uma mera chance. Observe por exemplo esses fatos sobre seu corpo:

1 - O corpo médio contém cerca de 7,5 trilhões de células. É muito mais complexo do que o computador mais avançado.

2 - Cada célula possui 200 trilhões de pequenos grupos de átomos, chamados moléculas de proteínas.


3 - A molécula maior é chamada de DNA. Realiza informações hereditárias dos pais para os filhos. Também transporta o código genético. Ele determina se você será um homem ou um mamute.


4 - Sabe-se que o genoma humano tem cerca de 6 mil milhões de pares de base de comprimentos. Cada par de base tem 3,4×10^-10 m de comprimento (3,4 Angstrom). Portanto, cada célula terá cerca de 2 m de DNA. Multiplicando pelo número de células do corpo humano (1×10^13), obtemos o valor de 2×10^10 km. Dividindo pelo dobro da distância ao Sol (ida e volta), concluímos que temos DNA suficiente para ir e vir ao Sol… 66,8 vezes. [fonte]


5 - Todas as nossas células contém as informações encontradas em todas as outras células. Cada célula em seu corpo carrega toda a informação necessária sobre você.


O que eu estou tentando defender é o fato de que todo ser humano concebido no útero é especial! Toda pessoa é concebida com um propósito. Toda vida humana é preciosa e nenhuma deve ser descartada de antemão. A vida deve ser protegida e preservada a todo custo! O pequeno feto no ventre de qualquer mãe é precioso! Essa pessoa mesmo diagnosticada mentalmente incapacitada é preciosa! Esse indivíduo gravemente doente é precioso! Independentemente da sua condição, toda vida humana é preciosa para Deus e deve ser defendida daqueles que as vejam como algo que pode ser jogada fora!

Deus é Soberano Sobre o Final da Vida

Assim como o Senhor Deus Todo Poderoso é soberano na Criação e na iniciação da vida humana; Ele também é soberano no final ou Conclusão da vida. Nem o mais sábio homem ou mesmo Satanás tem poder sobre a vida humana fora da vontade soberana de Deus. E, tampouco tem o direito de tomar a decisão de acabar com qualquer vida humana. Veja um breve relato do que a Bíblia diz sobre esse assunto.

É Deus quem determina o tempo da morte do homem, este é o claro ensinamento da Escrituras. Há evidências claras disto tanto no Antigo como no Novo Testamento, em Dn. 5:1-13 por exemplo, Beltessazar foi informado quando ele morreria. Em Lucas 12:16-20 no Novo Testamento, Jesus disse uma parábola que ilustra bem essa verdade. Assim como o Senhor tem um plano para o início e o meio de toda a vida humana; Ele tem um plano para o final dela também. Ele sabe o dia, a hora, o minuto, e mesmo o segundo quando alguém deixará de respirar e partirá para a eternidade.

É Deus quem determina também os termos da morte do homem, Deus não só decide quando morreremos; Ele também determina onde vamos respirar nosso último folego. Independentemente de como nos deixaremos este mundo, deixaremos exatamente quando, onde e como o Senhor predeterminou. Um exemplo disso foi que segundo a sua vontade Moisés morresse sozinho em uma montanha, Dt. 34:5-8. Também foi a vontade de Deus que Jacó partisse rodeado por seus filhos, Gn. 49:33, e que Paulo morreria nas mãos dos carrascos romanos.

Às vezes, as pessoas passam por tragédias. Às vezes as pessoas morrem por causa de doença. Às vezes, eles saem daqui por meio da velhice. Às vezes eles vão de repente ainda na juventude. No entanto, elas deixam este mundo, não segundo a vontade dos homens. Note que quando isto acontece por assassinato, suicídio, eutanásia ou aborto, o homem aqui assumiu o lugar de Deus em tomar a vida de outro ser humano. Cada um desses horríveis pecados que acaba prematuramente com a vida de alguém, será julgada e punido duramente por Deus.

Agora, não entenda mal. Há sim momentos em que é necessário paralisar um determinado tratamento médico em casos onde não surta mais efeito e apenas permitir que a natureza siga seu curso. Neste caso não comete-se assassinato, mas simplesmente colocou o assunto nas mãos de Deus. No entanto, colocar uma pessoa indefesa a morte é assassinato! Os tribunais humanos falham, mas isto será um dia julgado em um tribunal superior.

Conclusão: Bem, depois disso tudo espero que você leitor possa concordar comigo que a vida humana é muito preciosa! É tão precioso que por este motivo exclusivo Deus enviou Seu Filho unigênito Jesus Cristo a este mundo, para salvar preciosas vidas através da Sua morte na cruz, (João 3:16-17). Portanto precisamos orar não somente pela nossa nação, mas também por este mundo.

Infelizmente nós como humanidade já demos os primeiros passos por um declive escorregadio que nos levará cada vez mais longe de Deus. Nossa geração já testemunha o início de uma jornada onde ninguém estará a salvo dos comerciantes da morte. Precisamos urgentemente como cristãos assumir nossa posição, em elevar nossas vozes em favor da vida. Não só podemos fazer a diferença, como também devemos fazer esta diferença! “…Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz…” (Efésios 5:8) “…E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreendem…” (João 1:5) “…Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta…” (Efésios 5:13)

Deus claramente diz que a vida é preciosa. Eu digo “Amém!” E me pergunto: Quem se juntará a mim no trono da graça para invocar o Senhor em intercessão para a nossa nação, o nosso mundo e pelas pessoas indefesas e sem voz que enfrentam diariamente ameaças de morte em nome da conveniência e do dinheiro, por pessoas indiferentes as escrituras e a soberania de Deus…
 

Postagem Anterior Próxima Postagem