Os 4 Segredos do Profeta Elias

Os 4 Segredos do Profeta Elias | Rede Missionária Cristã

Elias: Um Profeta de Coragem e Confrontação

A
s páginas de nossa Bíblia são preenchidas com histórias de homens que parecem espiritualmente muito maiores do que a vida comum. Pessoas como Moisés, Josué, Davi, Daniel, Paulo e outros tantos, que parecem serem personagens muito acima da média em espiritualidade, dando-nos a impressão de que nunca poderemos ser como eles. No entanto, vou revelar agora um segredo para você: todas essas pessoas eram apenas isso: pessoas! E Elias, o profeta de nossa reflexão hoje, não é diferente.

Quando lemos sobre a vida e o ministério do profeta Elias, normalmente ficamos muito impressionado com sua coragem e poder em conexão com Deus. No entanto, a Palavra de Deus nos lembra que Elias “era um homem sujeito as mesmas paixões que nós”. (Tiago 5:17) A única e grande diferença entre Elias e muitos supostos crentes de hoje, é que Elias era um homem que andava em VERDADEIRA humildade e obediência perante Deus.

O Profeta Elias era Um Homem Comum

A história do profeta Elias em (1 Reis 17) inicia dizendo que ele era de um lugar chamado Tisbita na região conhecida como Gileade, uma região de altos picos e vales profundos. O próprio nome em sua forma hebraica significa “pedregoso, acidentado”, além de admitir outras traduções como montanha do testemunho e grande testemunho, sugerindo assim a fundamental importância de testemunhar as bençãos divinas e as boas novas contidas nas palavras do Senhor.
Os 4 Segredos do Profeta Elia
E isto nos revela um pouco de como era o homem Elias. Quando ele entra em cena e começa o seu ministério, seus métodos, seus maneirismos e sua mensagem eram tão dura e elevada quanto o lugar a qual ele vivia. Evidentemente, também o modo de Elias se vestir sugere que ele era um tipo de eremita ou ermitão morador das montanhas (2 Reis 1:8). Sua humanidade, no entanto, nos é revelada com precisão no livro de Tiago 5: 17-18, onde fica claro que ele era um mero mortal.

A ênfase aqui é que o Senhor não está procurando por gigantes espirituais para usar em sua obra. Ele está simplesmente procurando pessoas assim como Elias que obedecerão prontamente a Sua Palavra. Elias era um homem desconhecido e solitário, até ele entrar em cena na presença do rei Acabe. Elias não era uma pessoa de excepcional educação mas um homem de temperamento forte e propenso a ataques de depressão. No entanto, mesmo assim ele foi escolhido por Deus para fazer Sua vontade e levar Sua mensagem a uma nação rebelde.

O Profeta Elias era Um Homem Corajoso

Elias desafiou o rei de Israel; de acordo com a Bíblia, Acabe foi o rei mais perverso de Israel. Além disso, ele era casado com uma mulher miserável, chamada Jezabel filha do rei de Zidon, ardentes adoradores de Baal. Este casamento por si só, já era uma ofensa ao Senhor, (1 Reis 16:31). Mas Acabe fez mais, induzido por sua esposa Jezabel ele introduziu a adoração de Baal aos israelitas E levantou um altar a Baal, em Samaria (1 Reis 16:32). Isso produziu um estado de coisas em Israel, onde as pessoas perderam todo o respeito pelos mandamentos de Deus.

No entanto, foi a este rei que Deus enviou o profeta Elias, que entrou diretamente na presença do rei Acabe e entregou a mensagem do Senhor sem nem um tipo de intimidação. Ele disse a Acabe que não haveria chuva nem orvalho até que ele dissesse que haveria. Foi preciso coragem para desafiar a um rei perverso e iníquo, claramente hostil ao Deus Todo Poderoso! Mas Elias corajosamente denunciou a falsa religião em um ataque direto ao culto de Baal o deus cananeu da fertilidade.

Quando Elias fez seu anúncio, ele estava declarando guerra a Baal. Foi preciso muita coragem para se levantar diante do rei, principal promotor dessa falsa religião em Israel e dizer: “Meu Deus é maior do que Baal! E para provar isso, não haverá chuva até eu dizer que haverá. E não há nada que você, Jezabel ou Baal possa fazer sobre isso!” imagine como eles riram e zombaram dele? Essa é uma espécie de coragem quase que extinta em nossos dias.
"Esse é o tipo de coragem derivada do tempo gasto com Deus e da indignação ao pecado. Este é o tipo de coragem que defende o que muitos chamam de ridículo. É o tipo de coragem que protesta contra temas espinhosos como o aborto, a agenda homossexual, o fim das liberdades religiosas, etc. Este é o tipo de coragem que faz a diferença para Deus nestes dias de autoindulgência. É o tipo de coragem que diz: “Eu serei diferente, independentemente do custo eu ficarei com Deus e com sua palavra!”

Elias era Um Homem Comprometido

Como o significado do seu próprio nome “Meu Deus é Jeová”; já sugere, o profeta Elias era um homem comprometido com Deus. Seu nome nos diz que ele tinha um relacionamento pessoal com Deus, e este é o primeiro e crucial passo para se fazer qualquer coisa para a obra de Deus. Até que você o conheça, você não pode servir a ele! E a única maneira de conhecer o Senhor Deus hoje, é através de Seu Filho Jesus Cristo, João 14: 6; Atos 16:31.

Ao entrar na presença de Acabe e Jezabel em nome de Jeová, Elias não só demonstrou o seu comprometimento com Deus, em sua vida e ministério, mas também sua total dependência ao Senhor. Ele não confiava no braço da carne, mas estava confiante nos braços do eterno pela fé. Há uma enorme diferença! Este é o segredo do sucesso para os filhos de Deus que vive em um mundo perverso. Somente quando somos totalmente comprometidos e dependentes de Deus pela fé, é que teremos uma aliança com o sucesso.

Você percebe; há uma coisa crucial que devemos ter para honrar a Deus: A nossa fé, “…Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam…” (Hebreus 11:6) Portanto amados, devemos entregar todos os nossos medos nas mãos do Senhor e descansar totalmente na providência divina, chegar ao lugar onde paramos de tentar e realmente começar a confiar em Deus para atender às nossas necessidades. Essa é a atitude de compromisso total onde Deus pode abençoar e usar uma pessoa.

O Profeta Elias Confiava em Deus
O Profeta Elias confiava integralmente em Deus, ele acreditava em um Deus que estava e ainda está vivo. Ele disse: “como o Senhor Deus de Israel vive”. A maioria das pessoas hoje em dia vive como se Deus estivesse morto ou dormindo, ou como se Ele não agisse mais como fez no passado na vida de Elias. Precisamos urgentemente que se levante pessoas como Elias dizendo: “O mundo pode viver como se Deus estivesse morto, mas Ele está vivo em mim”. Esta era a situação do profeta, Deus habitava em seu coração e quando Deus habita em você, você simplesmente não consegue manter-se calado diante dos modernos acabes e jezabeis.

O profeta Elias confiava no poder de Deus, e o mesmo Deus de Elias esta vivo hoje, olhe, por exemplo, para Tiago 5:17-18. A partir desses versículos parece que a ideia da seca e falta de chuva partiu do próprio Elias. Aparentemente, ele estava tão chateado com os pecados das pessoas que ele começou a orar, para que não chovesse. Claro, que essa ideia não partiu simplesmente dele, mas foi colocada em seu coração pelo Espírito de Deus. Ao orar, ele recebeu a certeza de que esta era, de fato, a vontade do Senhor. Então, ele apenas se aproximou de Acabe e disse que não choveria. Ele acreditava servir um Deus poderoso capaz de fazer qualquer coisa!

Uma das tragédias da igreja moderna é a falta de fé na capacidade de Deus. Eu só quero lembrá-lo que servimos um Deus que pode fazer qualquer coisa. Ele pode atender a qualquer necessidade. Ele pode curar qualquer doença. Ele pode impedir que qualquer coisa aconteça. Ele pode fazer com que algo aconteça. Ele é Deus e Ele é todo poderoso! Nada é difícil para Ele, Gen. 18:14!
Deus nos ajude a não nos deixar viver como se Ele estivesse morto ou de férias. Deus nos ajude a lembrar que Ele é Deus todo o tempo, em todas as situações, independentemente do que enfrentamos na vida. Quando estamos lutando contra o pecado: Ele é Deus! Quando precisamos: Ele é Deus! Quando estamos lutando contra Satanás e suas atividades: Ele é Deus! Ele é Deus o tempo todo! Nunca esqueça isso! O que Ele fez para Elias, Ele pode fazer por você e por mim. Nós apenas temos que confiar em Sua palavra, poder e habilidade.
Outro fato muito importante na vitória do profeta Elias, é que ele acreditava nas promessas de Deus. Este homem estava diante de Acabe porque tinha recebido uma palavra de Deus sobre este assunto. Elias acreditava plenamente na palavra de Deus, ou seja, quando Deus dizia que algo aconteceria, isso com toda certeza aconteceria. Deus nunca, nunca, nunca mesmo se afastará de uma única promessa que Ele fez ao Seu povo. Se Ele fez uma promessa, esta promessa será cumprida (Rom 4:21; Hb. 6:18).

Elias tocou em um vespeiro quando fez seu anúncio diante do rei Acabe. No entanto, ele ficou de pé e fez o que Deus lhe disse para fazer. Elias era um homem enviado de Deus. Ele foi enviado a um povo perverso para declarar que o julgamento Deus estava a caminho. Ele não tinha medo de falar e expor os males do seu dia. Ele não teve medo de viver pela fé. Ele não teve medo de colocar sua própria vida na mão de Deus.

Portanto hoje eu me pergunto: Quantos de nós somos como Elias hoje? Quantos de nós confiamos plenamente que Deus tudo pode? Quantos de nós estamos verdadeiramente assumindo uma posição para com Deus no meio deste mundo perverso? Sem duvida nenhuma precisamos de outros Elias em nossos dias. Deus não mudou. Mas onde estão os novos Elias?

 

Postagem Anterior Próxima Postagem