As Montanhas da Terra Prometida

Rompendo a montanha

A Bíblia relata a história de dois grandes heróis da Fé: Josué e Calebe , Josué pertencia a tribo de Efraim, era o auxiliar direto de Moisés, assumindo a liderança do povo de Israel logo depois da morte deste; E sob seu comando o povo conquistou a Terra Prometida; Já Calebe era da tribo de Judá, e foi um dos principais líderes de Israel (líder da tribo de Judá).

Esta reflexão de hoje apesar de ser importante para todo cristão é dedicada especialmente aos jovens. O texto bíblico usado como referencia encontra-se no livro de Josué 14:12,13. Onde Calebe apesar de seus 85 anos diz a Josué: "...Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; pois naquele dia ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades: O Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança..."
Na realidade esta historia de fé começou quando ainda Josué e Calebe eram jovens e Moisés juntamente com povo de Israel chegaram ao as fronteiras da terra prometida. Deus de imediato se apresentou a Moisés e lhe ordenou que (12) doze espias deveriam ser enviados para estudar a Terra Prometida. No entanto dez espias veem obstáculos insuperáveis e chegaram tristes e derrotados, com um relatório pessimista dizendo: "...A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, e assim também o éramos aos seus olhos...".Números 13:32,33

E apenas dois deles - Calebe e Josué - se lembram de que Deus é maior que qualquer obstáculo e viram uma terra maravilhosa e extraordinária que manava leite, mel e produzia frutos enormes. Era a terra dos sonhos, a terra que eles tinham esperado e que agora tinham alcançado.
No entanto as palavras desencorajadoras dos outros dez espias causam uma rebelião entre o povo, e eles ameaçaram apedrejar Calebe e Josué. O Senhor intervem e fala aos rebeldes que nenhum deles entrará em Canaã. Eles irão peregrinar pelo deserto por 40 anos, e seus filhos irão entrar em Canaã depois que eles morrerem no deserto.

Calebe agora com 85 anos, juntamente com Josué entram na terra prometida, pois Deus os preservou com vida por suas atitudes de fé não temendo os gigantes, e Calebe recebeu como herança justamente o monte de Hebrom, terra que tinha espiado em sua juventude.

Rede Missionária Cristã

Postagem Anterior Próxima Postagem