O Segredo e a Arte da Cooperação

O Segredo E A Arte Da Cooperação | Rede Missionária Cristã

A Cooperação entre os irmãos é preciosa para Deus

D
"…ou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora; tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus…” (Filipenses 1:3-6)

Dentro deste contexto a primeira pergunta a se fazer é; O que é cooperação? Cooperação, no contexto da economia e sociologia é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns (Wikipédia).

Ou seja, cooperação é a capacidade de realizar mais e melhor juntos do que separados. Isto nos faz entender que uma equipe é mais forte do que um indivíduo sozinho. Um grupo comprometido, com um propósito faz com que um venha a ajudar o outro a lutar e assim o que esta de pé resgata e encoraja o caído.

Madre Teresa, um ícone da solidariedade na Índia certa vez disse, “Você pode fazer o que eu não posso fazer, Já eu possa fazer o que você não pode fazer; Mas juntos, podemos fazer grandes coisas.”

Um autor anônimo escreveu: "É melhor ter uma pessoa que trabalhe com você, do que três que trabalham para você."

Jesus quando designou os discípulos nunca enviou ninguém sozinho, “…Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois…” (Lucas 10)

John Wooden, talvez, o maior treinador de basquete de todos os tempos, lembrou a sua equipe, “O homem que coloca a bola na cesta tem dez mãos.”

Você poderá dar o nome que quiser a isto, cooperativa, trabalho em equipe, associação, grupo de trabalho, etc; No entanto podemos dizer que cooperação é a notável capacidade que tem duas ou mais pessoas juntas trabalhando para realizar com mais eficiência o que provavelmente não poderia fazer sozinhas.

Esta é uma grande verdade, é também um lembrete ao povo de Deus, que quando estamos trabalhando juntos em harmonia, os talentos e os dons minimizarão as fraquezas e limitações do corpo (igreja), trazendo desse modo uma maior unidade.

Assim como uma equipe de futebol precisa de onze jogadores em campo ou o jogo estará mais difícil ou mesmo perdido, a igreja local precisa de todos os participantes, ou a força do corpo é enfraquecida e o avanço do evangelho estará ameaçado naquela comunidade. Se você tirar um músico de uma orquestra, com certeza a sinfonia estará incompleta. Assim, também, se um membro da família de Deus está ausente, a igreja está incompleta. Nós precisamos um do outro. Você precisa de alguém, e alguém precisa de sua cooperação.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem