Porque muitos se decepcionam com Deus e Jesus... !

a-decepção-dos-Judeus-o-pedido-de-Jesus

Porque Jesus, decepcionou a muitos ! ?

"...E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela..." (Lucas 19:41). A palavra grega usada aqui para "chorou" é diferente da usada no episodio onde Jesus ressuscitou a Lazaro, (João 11:35), onde significa um choro silencioso, ou algo como escorrer lagrimas dos olhos, neste caso Jesus não estava chorando simplesmente a morte de Lazaro, mesmo por que Ele sabia que haveria de ressuscitá-lo, mas sua tristeza era sobre os efeitos mortais e incessante que o pecado provoca nas pessoas em um mundo decaído e sem conhecimento das promessas de Deus, aqui Ele mostra também que nos como filhos de Deus, conhecedores das promessas da vida podemos nos entristecer e lamentar a morte de um parente ou amigo, mas não a ponto de nos desesperar, de perdemos o chão ou o controle, porque sabemos que os que são de Cristo viverão novamente. E é neste momento que muitos se decepcionam culpando a Deus pela morte e esquecendo-se de se apegar a vida que esta em Jesus Cristo o caminho a Verdade e a Vida...

Já no episodio de Lucas 19, o choro de Jesus é muito mais profundo, significa chorar de emoção um choro profundo e audível. Trata-se de lágrimas derramadas por um coração rompido em agonia e lamento, o que implica não só no derramamento de lágrimas, mas também em toda a expressão externa de dor. Jesus estava sofrendo, não por aquilo que Ele sabia que estava chegando para ele, (a crucificação) mas pelo que Ele sabia que estava chegando para eles. E neste momento Ele passa a explicar sobre a destruição do templo. Mas mesmo que a poucas horas antes disso eles estivessem gritando a Jesus como rei a ponto de coroá-lo ali mesmo (Lucas 19:38); dias depois este mesmo povo dizia que Ele não fez jus às suas expectativas, e desta vez gritavam palavras de morte a seu rei. “...dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o! Falou-lhes, então, (Pilatos) pela terceira vez: Pois, que mal fez ele? Não achei nele nenhuma culpa digna de morte. Castigá-lo ei, pois, e o soltarei. Mas eles instavam com grandes brados, pedindo que fosse crucificado. E prevaleceram os seus clamores...” (Lucas 23:21-23)

Leia também: <A Igreja de Cristo Mudou?>

O que aconteceu para tamanha decepção?

O povo que gritava "...Bendito o Rei que vem em nome do Senhor;..." (Lucas 19:38), que queria que ele fosse rei. Eles na realidade pensavam esta assistindo naquele momento o novo Rei de Israel entrar em Jerusalém montado em jumentinho como descrito pelo profeta que dizia: “...Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta...” (Zacarias 9:9). Na verdade esta profecia estava se cumprindo naquele momento, mas não da maneira que o povo enxergava, eles queriam um reino material, eles queriam uma luta contra a carne e o sangue, pois não tinha o conhecimento que a verdadeira luta é “...contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes...” (Efésios 6:12). Eles pensaram que Jesus Cristo finalmente decidiu derrotar os romanos e que estava realmente indo para resgatá-los deste domínio. Livrando-os do cativeiro, assim como Moisés fez quando os resgatou dos egípcios. Eles queriam um reino nesta terra, mas Jesus Cristo lhes dizia: “...O meu reino não é deste mundo..” (João 18:36).

Da mesma forma hoje as pessoas se frustram e se decepcionam com Cristo, pois assim como o povo queria naquele momento, eles querem de Cristo a realização de seus desejos para este mundo e para esta terra, são inúmeros os casos de pessoas que procuram igrejas, templos, reuniões, ou algo semelhante a isto, atras somente de bençãos materiais e passageiras, compram amuletos gospel, bugigangas ungidas, envelopes abençoados e tantas outras formas de trampolim espiritual para a vitoria financeira e pessoal neste mundo; que alguns inescrupulosos lideres vendedores de indulgencias gospel fabricam para arrecadar dinheiro e valores das pessoas desinformadas espiritualmente, levando muitos deles a uma decepção avassaladora, pois se esquecem do que ensina Jesus quando diz: “...buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas...” (Mateus 6:33).

A decepção de um rei aparentemente derrotado

Imagine o horror que foi para aquelas pessoas ao verem Jesus preso, amarrado e espancado quase até ao ponto da morte. Imagine como suas esperanças de liberdade dos romanos começou a afundar, dissolvendo-se em lágrimas e decepção. Mas agora o povo via em Barrabás uma esperança, Sim, Barrabás estava causando uma revolta contra os romanos! E já que Jesus falhará segundo eles, então Barrabás deve servir a seus objetivos para salvá-los! e Libertá-los! dos romanos. Da mesma forma como fazem muitos em nossos dias, procurando preencher suas frustrações e incredulidade com os Barrabás modernos, trasvestidos de amuletos, cartomantes, videntes, bugigangas gospel, etc. Em quanto Jesus “...diz não vos preocupeis com coisa alguma...”, o povo diz tenho que consultar alguém para saber meu futuro, enquanto Jesus diz: “...Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração...” (Mateus 6:19-21), eles dizem: nascemos para ser ricos, sou filho do dono do ouro e da prata devo usufruir desta riqueza, mas na realidade somente os lideres e seus chegados é que vivem no luxo materialista e mundano.

O Senhor Jesus não estava condenando aqui a prudência de preparar-se para enfrentar situações adversas, como perdas em negócios, desemprego, enfermidade, etc. O que Ele condenou foi a obsessão em acumular riquezas, e a ansiedade com respeito ao futuro. Ambos decorrem de falta de fé na providência de Deus.

O apostolo Paulo nos alerta dizendo: “...Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós; porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas...” (Filipenses 3:17-21)

Acautelai-vos oh! Amados irmãos e amigos em Cristo, para que também não venhais a ficar decepcionados com Cristo no dia final, onde “...Muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade...” (Mateus 7:22-23); “...Dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, destinado ao Diabo e seus anjos. Pois tive fome, e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era forasteiro, e não me recolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo e preso, e não me visitastes. (Mateus 25:41-43).
Que Deus te abençoe grandemente, e que a paz de Cristo, que ultrapassa a todo entendimento encha o seu coração de gozo e vitoria no Espirito Santo.



teologia online e teologia online gratis
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═



Postagem Anterior Próxima Postagem