A importância da Santificação na vida do Cristão

Vivendo uma vida transformada e santificada

Quando aceitamos a Cristo algumas mudanças deve ocorrer em nossa vida espiritual, mas grande parte das pessoas procuram mudanças materiais, ou seja: você aceitou a Cristo e sua vida tem que melhorar, afinal a salvação foi um presente de Deus para você. Tudo o que era possível fazer você fez, aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Mas devemos nos lembrar que "...o Reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo..." (Romanos 14:17); Por isso agora Deus quer fazer muito mais por você. A transformação que Deus realmente deseja completar em você é conhecida na Bíblia como santificação.

Porque a santificação é tão importante?

Bom primeiro analisemos o seguinte fato, todos querem ir para o céu, correto! mas a Bíblia nos informa que sem a santificação ninguém vera a Deus (Hebreus 12:14), ou seja um dos requisitos para chegarmos a Deus é sem duvida aceitar a Jesus Cristo e praticar seus ensinamentos, Jesus Cristo orando pelo discípulos disse: "...Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;..." (João 17:15-20). A santificação é um ato no qual nos declaramos pertencer exclusivamente a Deus. Ser santo significa a separação dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas por Deus em Sua Palavra. Na realidade qualquer pessoa pode e deve ser santa, não necessitando que a pessoa seja perfeita (o que ninguém é), ou que faça milagres. A única exigência é a santidade estar presente em sua vida pela limpeza do coração e de sua inclinação para o pecado, e preenchendo com o Espírito Santo de Deus para que sejamos transformados e capacitados a viver uma vida em cooperação com a obra de Deus, colocando a fé em Sua graça santificante e consagrando-se totalmente a Deus. Ser santo é continuar sendo de Deus mesmo em meio ao mais profundo e inexplicável silêncio divino (Mt. 27.46).

Liberdade da penalidade e do poder do pecado

Deus prometeu nos livrar da pena e do poder do pecado. Ou melhor; Ele já nos libertou da penalidade do pecado, quando nos perdoou. Mas o poder do pecado ainda será sentido em nossa vida. Há algo que continua a nos provocar à tentação e até pode levar-nos de volta ao pecado. Muitas vezes sabemos o que é certo até mesmo queremos fazer o que é certo, mas falhamos (Romanos 7:18-24). Por isso Deus quer quebrar a escravidão que o pecado continua a ter em nossa vida. Esta escravidão é o resultado da "natureza pecaminosa" (Efésios 2:1-3). Todos nós temos uma natureza pecaminosa que nos leva a fazer o que é errado com muito mais facilidade do que o certo, no entanto Deus promete limpar a natureza pecaminosa e implantar a sua natureza divina em nossa vida (2 Pedro 1:3-4). E somente alcançaremos este perdão e Justificação através da obra redentora de Cristo na cruz do calvário, porque "...Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça..." (1 João 1:9). Deus promete nos capacitar para a vida e o serviço eficaz. Esta é uma grande promessa de Deus para nossa vida. Ele dará Seu Espírito para nos guiar a tornar-nos mais parecidos com Jesus; não podemos andar como Ele andou sem a limpeza e a capacitação do Espírito Santo.

A importância da Fé no processo de santificação

Deus sempre cumpre Sua obra em nós através da nossa fé. Fé é aceitar as promessas de Deus através de uma vida onde as prioridades sejam as espirituais. A primeira coisa que Deus quer que façamos é que venhamos nos comprometer completamente a Ele. Ele quer que nos entreguemos à Sua obra. Ele quer que percebamos que sem Ele não temos o controle da vida. Ele quer que vejamos que somos incapaz de viver uma vida santa, e que devemos se render a Ele através da nossa Fé. Deixe o passado, Deus quer que morramos ao nosso antigo modo de vida, e realmente deixemos tudo para trás. Os velhos hábitos, reações e associações nem sempre são fáceis de quebrar. Deus que estejamos dispostos a morrer para esta vida. A Bíblia diz: "...Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;..." (Cl 3:5-10).

Temos que estar dispostos a morrer para a vida pecaminosa, a fim de experimentar a vida plena de Deus, e se porventura achamos isto difícil de ser realizado, veja o que Pedro, disse a Jesus e qual foi a resposta do Mestre: "...Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna..." (Mateus 19:27-29). Leia também: <Um Segredo Sobre o Crescimento Espiritual>
estudos+bíblicos+evangélicos+salvação+santificação
Postagem Anterior Próxima Postagem