Estudo e Leitura da Bíblia | Livro do Gênesis

Estudo E Leitura Da Bíblia Em Vídeos. Livro Do Gênesis | Rede Missionária Cristã

<< Série - Estudos Da Bíblia On-Line >>

Livro Do Gênesis Um Breve Resumo

A
O gênero do livro do Gênesis é uma narrativa histórica, e genealógicas. Embora o texto não contenha relatos internos de quem foi o autor, a autoria foi tradicionalmente atribuída pela tradição judaico-cristã a Moisés como sendo o autor; não só do livro do Gênesis mas também dos outros quatro livros que se seguem, juntos, estes livros são denominados o Pentateuco. Sobre Moisés Jesus disse: “…Se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele…” (João 5:46). O próprio Pentateuco descreve Moisés como alguém que escrevia extensivamente, (Ex 17:14; 24:4; Dt 31:24). Já o livro de Atos 7:22 nos conta que “…Moisés foi instruído em toda ciência dos egípcios…”; e ao observarmos algumas características que acompanham o texto do livro do Gênesis, veremos que é usado um bom número de termos emprestados dos egípcios, sendo este fato algo que revela que o autor teve suas origens no Egito, como era o caso de Moisés.

Data Da Escrita Do Livro Do Gênesis

A data da escrita do livro de Gênesis tradicionalmente aceita se encontra no meio do décimo quinto século a.C. O livro de (1Reis 6:1) afirma que Salomão começou a construção do templo “…no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito…”. Como entende-se que Salomão tenha iniciado a construção do templo cerca de 960 a.C., datando assim o êxodo em 1440 a.C. Desta forma podemos concluir que a data da escrita do Livro do Gênesis foi entre 1450 - 1410 a.C., durante os quarenta anos no deserto. No livro do gênesis destacam-se algumas personalidades chave como: Adão, Eva, Noé, Abraão, Sara, Isaac, Rebeca, Jacó e José. Este livro foi escrito com o propósito de registrar a criação do mundo por Deus e demonstrar o seu amor pela humanidade e tudo mais que Ele criou.

Conteúdo Do Livro Do Gênesis

Gênesis é o primeiro livro tanto da Bíblia Hebraica como da Bíblia cristã. Faz parte do Pentateuco e da Torá, os cinco primeiros livros bíblicos. O nome Gênesis tem sua origem no grego Γένεσις, que literalmente significa (“inicio”, “origem”, “nascimento”, “criação”). Ele explica os acontecimentos reais de um dos temas mais debatidos em nossos dias atuais… a origem da vida. Gênesis descreve o Senhor Deus, que é infinito e todo-poderoso, o grande EU SOU; criando tudo o que existe, pelo poder de Sua palavra falada (o Verbo), a partir de onde não existia nada.

Nos primeiros capítulos do 1 ao 11:28, Moisés inicia explicado a criação de todas as coisas, "…No princípio Deus criou os céus e a terra…" (1:1), depois de uma narrativa de todo o acontecimento da criação dia após dia; no capítulo 3 ele muda o foco dos acontecimentos para a queda do homem no pecado e separação de Deus, e então passa a descrever como Deus implementou Seu julgamento sobre a perversidade humana na terra, através de um dilúvio universal poupado somente a Noé, um homem justo e fiel e sua família, com esta atitude Deus extingue a humanidade e começa de novo, com a família do justo Noé. estudos+bíblico+online+genesis+apocalipse

Dos capítulos 11:28 ao 36, Vemos a narrativa de como Deus começa a realizar Seu plano de redenção para a humanidade caída pelo pecado, dando início com a nação de Israel. E por meio de Abraão, que igualmente a Noé era um homem fiel e justo, Deus o chama e promete lhe abençoar com uma grade nação e uma multidão, e que através dele o mundo inteiro seria abençoado "… e em ti todas as famílias da terra serão abençoadas…" (12: 3), estas bençãos se completam em Jesus Cristo nosso Senhor.

Dos capítulos 37 ao 50 Deus levanta-se fielmente para proteger as gerações, do fiel e justo Abraão, como lhe tinha prometido. E em todo o caminho de José, enquanto escravo no Egito até sua chegada a governador de toda a terra do Egito, abaixo somente de Faraó, Deus da inicio as promessas feitas a Abraão. O livro do Gênesis conclui com a bênção de Jacó sobre Judá, de cuja tribo viria o Messias: “…O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos…” (49:10). Muitos séculos e muitas lutas seguir-se-ão antes que esta profecia encontre o seu cumprimento em Jesus.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem