O Trabalhador Cristão e sua Lâmpada Espiritual




 

Seguindo Jesus no trabalho

Digamos que você é um trabalhador esforçado, pontual e dedicado a sua profissão, então algo acontece no trabalho e você não é reconhecido como deveria. Com toda certeza isto é mais do que apenas frustrante, eles simplesmente não estão certos. A promoção que você merecia, foi novamente adiada, ou pior foi passada a outro, que ao ser ver nem a merecia. Você nem almenos conseguiu o aumento de salário que lhe foi prometido. E você ainda nota que em seu trabalho as coisas acontecem com base em parcialidade em vez de desempenho profissional, então a pergunta que fica é:

Como você deve responder a esta situação?

Pedro o apostolo tratou este problema de frente em sua primeira carta (1 Pedro 2:18-25). Esta seção de sua epístola é dirigida a principio a "escravos e senhores", mas o termo que ele usa para escravos é (uma palavra grega que significa "servos da casa") e permite-nos a aplicação presente para a relação entre empregado / empregador e empregado / supervisão. E isto nos alcança da seguinte forma, quando alguns de nós cristãos somos submetidos a um "sofrimento injusto", Pedro diz que devemos seguir o exemplo de Jesus. E ao seguir "Seus passos" estaremos sempre indo na direção certa. Vejamos então cinco aplicações e exemplos tomados a partir de Jesus Cristo, em relação ao seu injusto sofrimento.

Os exemplos de Cristo

1. “...Ele não cometeu pecado...”, (1 Pedro 2:22 a). Quando somos tratados injustamente, é natural que nossas emoções e nervos fiquem a flor da pele devido a decepção e frustração. Mas a palavra neste momento nos aconselha dizendo, "...Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo..." (Efésios 4:26-27). Aqueles que trabalham ao seu lado, seu colegas e amigos devem perceber que você é um empregado valioso e diferente dos demais e que você tem sido tratado injustamente. Eles com certeza estão observando para ver como um seguidor de Jesus lida com o tratamento injusto no trabalho. Siga os passos de Jesus, e assim como ele estarás evangelizando com sua vida e comportamento a todos em sua volta.

2. “...tão pouco foi achado engano na sua boca...”, (1 Pedro 2:22b). Não diga o que está em sua mente, normalmente quem faz isto tende a se arrepender do que falou. É aconselhável não enviar e-mails carregado de ódio, mensagens de texto. Não reclame publicamente no Twitter. E pelo amor de Deus, não coloque no Facebook, neste caso você estará expondo seu trabalho, seus superiores e sua conduta cristã. Se notarmos, Jesus tinha mais do que razão para reclamar e criticar ainda assim permaneceu calado. “...Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca...” (Isaías 53:7). Siga os passos de Jesus, e assim como ele estarás evangelizando com sua vida e comportamento a todos em sua volta.

3. “...sendo injuriado, não injuriava,...” (1 Pedro 2:23 a). É importante o cristã não contra-atacar. Não inflija dor porque você esta recebendo dor; “... a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens...” (Romanos 12:17). Tenha em sua mente que a pessoa que supervisiona você hoje pode ser a pessoa que você estará supervisionando amanhã. E mesmo quando você tiver a oportunidade, não tente se vingar. Mostre o amor e a graça de Jesus pois Deus nos perdoa, “...assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;...” (Mateus 6:12). Siga os passos de Jesus, e assim como ele estarás evangelizando com sua vida e comportamento a todos em sua volta.

4. “...padecendo, não ameaçava,...” (1 Pedro 2:23 b). Como cristão não vá sair por aí dizendo a todos e gritando aos quatro cantos que "a menos que as coisas mudem eu vou pedir demissão, vou colocar na justiça, etc" Se você precisa mudar de emprego, deixe bem claro as coisas mas de forma amistosa e pacifica, não saia por ai falando, murmurando e esbravejando como um cão furioso. Quando Jesus sofreu, "Ele fez não ameaças." Siga os passos de Jesus, e assim como ele estarás evangelizando com sua vida e comportamento a todos em sua volta.

5. “...mas entregava-se àquele que julga justamente,...” (1 Pedro 2:23 c). Quando Jesus passou pela agonia da cruz, "Ele confiou-se àquele que julga com justiça." Ele delegou a situação a Deus. Deixando-o lidar com isso à sua maneira e a seu tempo. “...e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão...” (Apocalipse 1:7). Siga os passos de Jesus, e assim como ele estarás evangelizando com sua vida e comportamento a todos em sua volta.

Esclarecimento

Não estamos com este artigo dizendo que o cristão não deva cobrar e recorrer a seus direitos trabalhistas e legais; Muito pelo contrario pois estamos vivendo em um Estado laico e democrático.
Mas sim estamos enfatizando um ensinamento Bíblico de perdão e comportamento; que diz “...Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem...” (Romanos 12:18-21),

Os discípulos de Cristo devem procurar ser os melhores empregados. Eles devem ser o mais trabalhadores. Demonstrando habilidade e eficiência. Mas lembre-se que é mais do que o trabalho, pois todos os aspectos da nossa vida esta como uma vitrine para os de fora. Assim, no local de trabalho, todos os dias, mesmo em tempos de sofrimento e injustiça persista em seguir os passos de Jesus. “...Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens,...” (Colossenses 3:22-23)

Siga os passos de Jesus, e assim como ele estarás evangelizando com sua vida e comportamento a todos em sua volta.

 
 


 


Tem algo a dizer sobre este artigo? Deixe seu comentário via Facebook abaixo!
Postagem Anterior Próxima Postagem