O Verdadeiro Pastor Descrito no Salmo 23


Jesus é o Bom Pastor

Naturalmente são muitos os que conhecem a fama do salmo 23, este salmo é muito utilizado nos lares como um quadro na parede ou em uma Bíblia aberta sobre a estante, mais infelizmente são pouquíssimas as pessoas que realmente conhece a profundidade deste salmo, como também o seu significado, propósito e poder tranquilizador.

...O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará...” 23.1

Creio que é do conhecimento de todos que o salmista Davi antes de ser rei de Israel, ele pastoreava o rebanho de ovelhas de seu pai. E como um jovem devotado a Deus ele exercia muito bem o seu trabalho e conduzia bem cada uma de suas ovelhas. Davi até mesmo havia colocado sua vida em perigo por lutar com um urso e com um Leão para proteger as suas ovelhas.
Com esta atitude Davi nos ensina que o pastor verdadeiro da sua vida pelas ovelhas, assim como fez o nosso Senhor Jesus Cristo que disse: “...Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas...” (Jô 10:11), Comparando o ato de Davi protegendo seu rebanho de animais ferozes, assim é o nosso Senhor Jesus, ele cuida de cada um de nós e nos protege dos ataques do diabo. Ele entregou a sua vida para nos salvar.
A segunda parte do versículo primeiro quando Davi orou a Deus dizendo que nada o faltaria, naturalmente ele não estava defendendo aqui a prosperidade material ou bênçãos humanas, pois Deus não nos deixa faltar nada, quando em primeiro lugar buscarmos o seu reino e a sua justiça. Mais ele esta querendo nos dizer que se temos Deus como nosso pastor, não necessitamos de mais nada, porque naturalmente as demais coisas nos será acrescentadas. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6: 33)

...Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso...” 23.2

Muitas vezes em nossa vida passamos por batalhas complicadas e desgastantes e que infelizmente levam a muitos a pensar em desanimar ou mesmo a desanimar. Quantas vezes nos deparamos em oração pedindo a Deus respostas para nossos anseios e preocupações mais a única resposta é o silêncio. Mas no momento em que você entende, assim como Davi, que você faz parte do rebanho do Bom Pastor vai entender que ele simplesmente está te levando a pastos verdejantes onde poderá descansar. Jesus nos faz o convite dizendo: “...Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas...” (MT 11:28-29)

...refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome...” 23.3

Jesus é nosso refrigério ele nos diz: “...Deixo-vos a Paz a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração...” (João 14:27)
E é através da Palavra de Deus que somos conduzidos pelas (Veredas) caminhos retos e verdadeiro. Neste mundo devido valores distorcidos muitos são os que seguem o caminho que os conduz a perdição ao engano tristemente andam como cegos, são ovelhas desgarradas. Quando deixamos Deus nos guiar pelas veredas da sua justiça ele nos leva ao centro da sua vontade.

...Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam...” 23.4

Com certeza em uma região acidentada e montanhosa como onde Davi pastoreava, incorria em vários perigos nos vales, como também já referido aos animais selvagens típicos da região.
...Porque eu estou bem certo que nem a morte e nem a vida, nem os anjos nem os principados; nem as coisas do presente nem as do porvir, nem os poderes nem as alturas ,nem a profundidade , nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus...”(Romanos 8:38)
Já em nossos dias em grandes centros urbanos ou mesmo no campo os vales e perigos são outros, mas existem. Mas infelizmente a entre nos certos pastores que pregam “só vitória” e esquecem ou mesmo negligenciam em dizer que nós os cristãos passamos também por momentos difíceis nesta vida,pelos vales escuros. E por não haver esse tipo de pregação muitos são os que entram em desespero achando que Deus os abandonou ou mesmo porque sua vida esta em pecado deixando-os totalmente aflitos. Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. (Eclesiastes. 9:2-2)

...Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unge-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda...” 23.5

O óleo aqui referido trata-se de um remédio para as feridas das ovelhas, e quando Davi fala do óleo como unção ele esta pedindo a Deus para que cure suas feridas, da mesma forma nos devemos pedir a Deus para que nos cure também da ferida do pecado que verdadeiramente é uma chaga, este óleo vem do Espírito de Deus, é feito pelo Senhor para ovelhas feridas e também para honrar seus servos. Deixe o Senhor derramar o óleo sobre sua vida.

...Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre...” 23.6

Da mesma forma a nos esta disponível a misericórdia de Deus e habitaremos com o Senhor para sempre. No lugar onde ele nos preparou. (João 14:1,2); Viveremos ao Lado de Jesus em um lugar que não haverá mais dor, nem medo, nem vales escuros, nem choro... Desfrutaremos do gozo de nosso Senhor eternamente.
O livro dos Salmos exprime o relacionamento do homem com Deus. "Salmos" em hebraico significa "Louvor", o que indica que o conteúdo principal do livro é louvor, oração e adoração. Adoração é a ideia central. Eles engrandecem e louvam o Senhor, exaltam seus atributos, seu nome, sua palavra e sua bondade. Mostra que Deus não é inacessível, distante ou indiferente. É um Deus que nos ama e que cuida de nós.
Postagem Anterior Próxima Postagem