"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" Êxodo 20:8

Desvende os segredos dos 10 mandamentos em 'Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.' Descubra por que Deus santificou o sábado e qual é a perspectiva única de Jesus sobre este dia especial.
<< Série - Os Dez (10) Mandamentos >>

4º Mandamento

"...Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou…"(Êxodo 20:8-11)

Sábado

Introdução: O Quarto dos Dez Mandamentos

No epicentro dos mandamentos de Deus, o quarto preceito destaca-se: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Este não é apenas um comando, mas um convite à sacralidade do tempo. Como ponte entre o Criador e a criação, o sábado é uma pausa divina, uma oportunidade para nos reconectarmos espiritualmente. A sabedoria do Criador transparece nesta instrução, convidando-nos a um descanso que transcende o físico, atingindo as profundezas da alma.

Santificar o sábado vai além da mera abstenção de atividades laborais. É uma imersão em um oásis espiritual, um tempo dedicado à adoração, reflexão e comunhão. Nosso compromisso com o sábado não é apenas obedecer a um preceito; é um ato de amor e devoção ao Criador que nos oferece este presente semanal. Em Mateus 11:28, Jesus nos chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” O sábado é o convite celestial para esse alívio.

A observância do sábado é uma jornada de renovação interior. É um momento em que nossos fardos se desvanecem e a esperança renasce. Ao entrarmos nesse sagrado refúgio temporal, experimentamos uma cura que vai além do corpo, tocando a essência de quem somos. Isaías 58:13-14 ressoa, lembrando-nos que ao abraçar a sacralidade do sábado, encontramos alegria no Senhor, nos tornando participantes da herança de Jacó.

Ao contemplarmos Êxodo 20:8-11, somos chamados não apenas a um dia específico, mas a uma vida de constante comunhão com Deus. Este mandamento não é uma restrição, mas uma chave que abre as portas da eternidade em nosso cotidiano. Neste chamado divino, encontramos não apenas um intervalo semanal, mas uma jornada em direção à plenitude da vida espiritual. Que, ao levarmos a sério a lembrança e santificação do sábado, nossos corações encontrem descanso, renovação e, acima de tudo, uma proximidade constante com o Deus que nos criou para a eternidade.

Qual o Real Significado de Santificar o Dia de Sábado

A definição etimológica da Palavra Sábado, do Hebraico, (שַׁבָּת, "Shabat"), significa descanso, cessação, interrupção. A Bíblia em Êxodo 20:8 recomenda "...Lembra-te do dia de DESCANSO, para o santificar...". Como todos os dez mandamentos, o sábado também foi instituído por Deus, este dia não inclui apenas a parte física, mas também a mental, emocional e principalmente a espiritual. O dia de Sábado foi feito para que o homem pudesse desfrutar de uma comunhão viva com seu Criador. Logo descansar significava deixar de lado as atividades rotineiras, e passar um tempo em companhia do Criador.

Ao contrário da crença popular, o trabalho não faz parte da maldição do pecado! Na verdade o trabalho do homem era importante no Jardim do Éden e foi delegado por Deus antes do pecado; "...E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar…" (Gênesis 2:15). A maldição do pecado no trabalho do homem consiste no suor do rosto, ou seja na canseira, estresse, e desconforto durante a realização de uma tarefa (Gênesis 3:19). Assim sendo, é natural também que ele descanse!

Nossos corpos não foram projetados para um trabalho cansativo, mas como isto agora acontece devido a queda e maldição do homem, Deus da mais uma amostra do seu abundante amor concedendo ao homem um tempo para refrescar e descansar o corpo. Obviamente Deus deu o mandamento do sábado, não porque Ele necessitasse da adoração do povo, ou que precisasse de um dia especial para Ele, mas sem sombra de duvida foi para garantir a nossa saúde física e espiritual!

Hoje, apesar de não estarmos mais sob o jugo da Lei, mas debaixo da liberdade da graça! Deus ainda espera que mantenhamos um período para descansar e glorificá-lo com a nossa vida e nosso tempo. Deus declarou que o dia de descanso seja um dia santo. Ou seja, separado para sua gloria, Deus não mudou sua mente! Ele ainda espera que o homem mantenha seu período de descanso em Sua honra e glória!

O Dia de Sábado (DESCANSO) é Santo?

VERSÍCULO SOBRE O SÁBADO

No cerne do quarto mandamento ecoam as palavras sagradas: "Lembra-te do dia de 'seu descanso', para o santificar" (Êxodo 20:8). Esta instrução transcende a mera observância de um dia específico; é um convite para uma jornada espiritual profunda. Ao olharmos para o contexto histórico, vemos que o sábado foi instituído por Deus desde a criação, quando Ele descansou no sétimo dia (Gênesis 2:2-3). Essa raiz divina revela o propósito intrínseco do sábado como um tempo de conexão especial entre o Criador e Sua criação.

Ao explorarmos o significado do mandamento de santificar o sábado, percebemos sua relevância atemporal. No Novo Testamento, o próprio Jesus proclama: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos 2:27). Essas palavras ressoam na essência do que significa santificar o sábado: é um presente gracioso de Deus para o benefício humano. Assim, nossa compreensão do sábado vai além de uma tradição; é uma prática que nutre nossa alma e fortalece nossa conexão espiritual.

Santificar o sábado não é apenas uma observação legalista, mas uma imersão na sagrada arte de santificar o tempo. Ao fazê-lo, declaramos que nosso relacionamento com Deus é mais do que ritual; é uma jornada em direção à transcendência espiritual. No compromisso de lembrar e santificar o DESCANSO, encontramos não apenas uma pausa semanal, mas uma oportunidade constante de renovar nossa fé, reacender nossa devoção e vivenciar a presença divina em cada momento. Que ao mergulharmos nas profundezas desse mandamento, nossos corações se abram para a riqueza espiritual que o sábado oferece.

Como Santificar o Dia do Sábado – Práticas e Reflexões

Santificar o sábado é mais do que uma pausa nas atividades cotidianas; é um convite para um descanso que permeia todo o nosso ser. O descanso físico é fundamental, permitindo-nos rejuvenescer para enfrentar os desafios da semana. Jesus nos lembra em Mateus 11:29: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." O sábado, portanto, é um chamado para o descanso da alma, uma oportunidade para nos alinharmos com a paz que só Cristo pode oferecer.

Além do descanso físico, santificar o sábado envolve uma busca espiritual intencional. É um tempo para mergulhar nas Escrituras, cultivar a oração e nutrir nossa relação com Deus. Em Isaías 58:13-14, somos lembrados de não buscar os nossos próprios interesses no sábado, mas deleitar-nos no Senhor. Incorporar práticas espirituais, como a leitura da Bíblia, meditação e adoração, transforma o sábado em um terreno fértil para o crescimento espiritual.

A santificação do sábado exige equilíbrio entre o descanso físico e a devoção espiritual. Criar uma atmosfera sagrada em nosso lar, compartilhar refeições significativas em família e estender a mão aos necessitados são práticas que aprimoram a observância do sábado. Em Colossenses 3:17, somos incentivados: “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus.” Ao incorporarmos essas práticas, não apenas cumprimos um mandamento, mas vivemos um sábado que reflete o amor e a graça divina em cada momento. Que, ao buscarmos a santificação do sábado, nossas práticas e reflexões transformem este dia em uma fonte perene de significado e renovação.

Porque Deus Santificou o Sábado

A santificação do sábado é enraizada na própria ação criadora de Deus. Gênesis 2:2-3 nos revela que, após criar os céus e a terra, Deus descansou no sétimo dia, abençoando-o e o santificando. Esta ordem divina estabelece o sábado como uma expressão intrínseca da natureza de Deus, que, mesmo não precisando descansar, modelou esse exemplo para a humanidade. Assim, o sábado transcende uma simples prática; é uma lembrança semanal da obra magnífica do Criador.

Ao explorarmos as razões por trás da santificação do sábado, percebemos que ela reflete a busca divina por harmonia e comunhão com Sua criação. O sábado não é um fardo, mas um elo de amor entre o Criador e a humanidade. Isaías 56:2 destaca que aqueles que guardam o sábado encontrarão deleite no Senhor. A santificação do sábado, assim, é uma expressão da graça divina, convidando-nos a compartilhar na alegria da comunhão celestial.

Santificar o sábado vai além de um mero ritual; é um alinhamento com os propósitos eternos de Deus. Em Êxodo 31:13, Deus declara o sábado como um sinal entre Ele e Seu povo, uma marca da aliança. Esta jornada às raízes divinas revela que a observância do sábado não é uma imposição legalista, mas uma oportunidade constante de renovar nossa dedicação a Deus. Ao nos aprofundarmos nessas razões, encontramos não apenas um dia de descanso, mas um portal para a intimidade duradoura com o Criador.

Que, ao explorarmos as raízes divinas da santificação do sábado, nossos corações se abram para uma compreensão mais profunda e uma prática mais significativa deste dia sagrado.

Palavras de Jesus sobre o Dia de Sábado
VERSÍCULO SOBRE O SÁBADO

Quando Jesus Cristo veio ao mundo Ele cumpriu tudo o que a lei e os profetas ensinaram, mas mesmo sendo o Messias o filho de Deus, ele colidiu com os fariseus sobre os ensinos do dia de sábado, provando que os sistemas religiosos sempre confundiram a essência e o verdadeiro significado do sábado.

Estes episódios são encontrados nos quatro evangelhos, em (João 5:17-18) por exemplo diz: "...Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus…" Os sacerdotes na época de Jesus levavam muito ao pé da letra os rituais deste Mandamento, tanto que perderão a noção da verdadeira intenção de Deus por traz da guarda do dia de descanso.

A observância deste dia foi tão rigorosamente aplicada, que com o passar dos anos, eles acrescentaram suas próprias regras e regulamentos sobre o sábado, havia mais de 1.000 regras sobre o que era, ou não permitido fazer no dia de sábado. Por exemplo: você não poderia salvar uma pessoa se afogando no sábado. Se o boi de um homem caiu na vala, ele poderia retirá-lo, mas se o homem caiu, ele tinha que ficar lá. Se um homem era picado por uma pulga no sábado, ele devia permitir a pulga continuar, se ele tentasse espantar ou matá-la, ele era culpado de caçar no dia de sábado.

Ainda hoje a aqueles que observam o sábado (ou domingo) de uma forma muito rigorosa, mesmo entre os cristãos. Algumas pessoas deixam de varrer ou espanar a casa, fazer as camas, de permitir ou cozinhar qualquer alimento no sábado, etc.

Em Mateus 12, lemos a narrativa de um episodio entre Jesus e os fariseus: "...Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado. Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes?

Neste ponto, na mesma história Marcos 2:27 registra que Jesus prosseguiu dizendo: "…O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado…". "…Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor. Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra. Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos..." (Mateus 12:5-15).

Quando os fariseus acusaram os discípulos de violação da lei, Jesus não argumentou em sua defesa sobre a violação do sábado. Na verdade, a maneira como ele respondeu, praticamente assumiu que o que fizeram era contra a lei. Nos versos 3-4, quando Ele se refere ao rei Davi e seus homens tomando o pão da casa de Deus que não era lícito para eles comerem, Ele se refere também aos sacerdotes que trabalhavam no sábado.

Em outras palavras, as necessidades dos homens de Davi e as necessidades do serviço do templo tinha precedência sobre o pão cerimonial e as regras do sábado. Em seguida Jesus cura um homem com a mão atrofiada, sendo um dia de sábado, intencionalmente provocando a controvérsia.

Jesus explica o que está fazendo declarando: "…aqui está o que é maior do que o templo…". E, por implicação maior do que Davi, então se Davi e seus homens, juntamente com os sacerdotes são inocentes, logo Ele também e prossegue: "…Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor…". Em outras palavras, Jesus está dizendo que não é apenas um rei maior do que Davi. Ele está dizendo que como o criador, o sábado é Dele, e ele conhece profundamente o significado do dia de descanso.

Ou seja, o sábado foi feito para o homem, para o bem-estar e saúde do homem, então Ele declara: "…Misericórdia quero, e não sacrifício…" Esta citação de Oséias 6:6 significa que o amor prevalece sobre as leis cerimoniais, o próprio Antigo Testamento dá orientações que devemos usar a lei com amor. "…O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado (…) Por isso, é lícito fazer o bem no sábado…". O resultado de tudo isto não é que nos como seguidores de Cristo não devemos mais santificar o dia de descanso, mas que temos um novo tipo de liberdade e um novo critério nos é permitido. O dia de descanso é para aliviar o homem, não para sobrecarregá-lo com regras e normas.

Em uma outra ocasião, Jesus curou um homem no sábado dizendo: "...Levanta-te, toma o teu leito e anda..." (João 5:8). Isso supostamente colocou o homem em um grande problema, por que carregar seu leito violava o sábado, consequentemente por isso os judeus perseguiram ainda mais a Jesus, que lhes respondeu: "...Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também..." (João 5:16-17). Isso significa que Deus nunca deixou de trabalhar.

Se voltarmos a etimologia da palavra sábado no inicio deste artigo, vemos que também significa cessação, que é o mesmo que terminar, finalizar ou fim; ou seja Deus terminou a tarefa da criação, mesmo porque é inconcebível Deus parar de trabalhar; e após a queda do homem Deus agora trabalha na redenção do mesmo, e Jesus naturalmente também: "...Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também…" O trabalho de Jesus na redenção foi concluído na cruz e na ressurreição dos mortos. Agora, Ele poderia tomar o seu lugar no trono, e continuar o seu trabalho de intercessão e advogado.

Palavras de Jesus uma Perspectiva Redentora

A Autoridade de Jesus sobre o Sábado: Ao mergulharmos nas palavras de Jesus sobre o sábado, somos confrontados com Sua autoridade como Senhor do sábado. Em Mateus 12:8, Ele proclama: "Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado." Essa afirmação não apenas redefiniu a observância do sábado, mas lançou luz sobre Sua intenção redentora. Jesus não veio abolir o sábado, mas restaurar seu verdadeiro propósito, mostrando que o sábado é uma expressão do Seu senhorio sobre nossa necessidade constante de descanso e redenção.

O Sábado como Instrumento de Misericórdia: As palavras de Jesus não apenas afirmam Sua autoridade, mas revelam o caráter redentor do sábado. Em Marcos 2:27, Ele proclama: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Aqui, Jesus desloca o foco do sábado de uma observância legalista para um instrumento de misericórdia. O sábado, à luz de Suas palavras, torna-se um dia de cura, restauração e libertação, onde a graça divina se encontra com a necessidade humana.

Transformando a Observância do Sábado em Adoração Redentora: Ao compreendermos as palavras de Jesus sobre o sábado, somos desafiados a transformar nossa observância em uma adoração redentora. Em João 5:17, Jesus afirma que Ele está sempre trabalhando, e o Pai também. Assim, a observância do sábado se torna uma resposta à constante obra redentora de Deus em nossas vidas. Em vez de um dia restrito, o sábado, à luz das palavras de Jesus, torna-se um portal para uma adoração contínua, onde experimentamos a redenção em cada momento. Que, ao meditarmos nessas palavras transformadoras, nosso sábado seja mais do que uma pausa semanal, mas uma jornada constante de adoração, descanso e redenção em Cristo.

Os Cristãos Devem Guardar o Dia de Sábado?
Agora Cristo é o nosso descanso. E guardamos este descanso quando deixamos nossas obras carnais e confiamos em sua obra na cruz. Este é o grande e último significado do sábado. Cristo tornou-se o passaporte para o verdadeiro sábado. Isto é o que Hebreus 4:9 está dizendo: "…Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus…". Mas, então, o escritor acrescenta, no versículo 11 "…Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso…"

Em outras palavras, nós entramos no caminho que é Jesus, mas para chegarmos ao verdadeiro descanso o Reino de Deus, seus ensinos agora deve ser aplicado em nossa vida ainda neste mundo. Nosso eterno (שַׁבָּת, "Shabat") é iniciado em Cristo, mas não estará totalmente presente até o grande dia do senhor.

Sabemos que nos como cristão, não estamos sujeito a lei de moisés no sentido ritualístico dela, mas somente sob seu aspecto espiritual, portanto não necessitamos cultivar um dia exclusivo para santificar a Deus, mas sim santificá-lo todos os dias.

Em Deuteronômio 5, Moisés ao reafirmar os dez mandamentos ele diz qual foi a razão do sábado ser dado à nação de Israel: "...Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado..." (Deuteronômio 5:15). Repare na expressão “por isso”. A intenção de Deus em dar o sábado a Israel não foi para que se lembrassem da criação, mas para que se lembrassem de sua escravidão no Egito e o livramento do Senhor.

A pessoa sob o ritual da lei não poderia deixar sua casa no Shabat (Êxodo 16:29), não poderia acender fogo (Êxodo 35:3) e não poderia fazer ninguém trabalhar (Deuteronômio 5:14). A pessoa que quebrasse a lei do sábado seria condenada à morte, mas Cristo veio nos trazer a vida, e nos livrar da maldição da lei (Êxodo 31:15; Números 15:32-35). O sábado foi estabelecido para a nação de Israel, e não para a igreja, os cristãos são livres da servidão da Lei (Gálatas 4:1-26; Romanos 6:14).

Guardar o sábado ou domingo não é algo cobrado dos cristãos, não somos obrigados a seguir o Shabat de Moisés – descansando, agora somos livres para seguir o Cristo ressuscitado – servindo. Mas isto também não impede que quem deseje guardá-lo o faça, mas não mais como uma obrigação ou regra. O apóstolo Paulo ensina que cada cristão deve decidir se observa ou não o descanso do Shabat: "…Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente..." (Romanos 14:5).

Devemos adorar a Deus todos os dias, não somente no sábado ou domingo. "…Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo…" (Colossenses 2:16-17). São sombras das coisas vindouras quer dizer: o próprio Cristo é o nosso descanso final. "…Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei…" (Mateus 11:28).

"...Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a Lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo..." (Gálatas 5.13-14).

"...Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem;..." (Romanos 3:19-22). "…Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê…" (Rm 10:4)

Conclusão
O Nome de Deus
O Propósito Eterno na Observância do Sábado

Ao encerrarmos esta exploração do mandamento divino em Êxodo 20:8-11, somos lembrados de que o sábado é mais do que uma tradição religiosa; é um convite divino para o descanso profundo e a renovação eterna. Nossa jornada começou entendendo a profundeza do mandamento, mergulhando nas raízes divinas, explorando práticas enriquecedoras e compreendendo as palavras redentoras de Jesus.

A santificação do sábado não é um fardo, mas uma jornada para descobrir a essência transformadora do descanso. Provérbios 3:24 nos assegura que, ao nos deitarmos, nosso sono será doce, uma promessa que ecoa a bênção celestial que permeia o sábado. Que, ao lembrarmos e santificarmos este dia, experimentemos uma transformação interior que se reflete em nosso cotidiano.

O sábado não é apenas um dia isolado na semana; é um chamado para a comunhão contínua com o Criador. 1 Coríntios 1:9 nos recorda que Deus é fiel, e é nessa fidelidade que encontramos a base para a observância do sábado. Que ao caminharmos em Sua presença, experimentemos a plenitude da comunhão que o sábado oferece.

Em conclusão, ao lembrarmos do dia de nosso descanso para o santificar, recebemos não apenas uma instrução, mas uma bênção divina. O sábado é uma fonte constante de rejuvenescimento espiritual, um oásis em meio à agitação da vida. Que, ao abraçarmos o mandamento do sábado, nossos corações encontrem descanso, nossas almas encontrem renovação e nossa jornada espiritual seja fortalecida pela promessa eterna do descanso em Deus. Que possamos sempre lembrar e santificar, não por obrigação, mas como um ato de amor e resposta à graça que nos é oferecida a cada sábado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem