A manifestação de Deus no monte

O Pacto do Senhor no Monte - Êxodo 19

Deus tinha uma razão pessoal para resgatar os israelitas da escravidão, e gora que Ele estava pronto para dizer-lhes qual era esta razão; Israel se tornaria uma ponte para um reino de sacerdotes e para uma nação santa, onde qualquer pessoa poderia livremente se aproximar de Deus. A história de Israel e sua saída do Egito é a prova da fidelidade de Deus à Sua aliança, pois Ele distinguiu os israelitas dos egípcios, tornando-os objeto especial de Seu cuidado e lembrando os israelitas do contraste entre o seu destino na mão de Deus, e o dos egípcios no êxodo. Deus ao mesmo tempo que trouxe a libertação de Israel, destruiu o exercito egípcio.

Mas por que Deus escolheu Israel como sua nação? Deus sabia que nenhuma nação na Terra era boa o suficiente para merecer ser chamada de seu povo, ou seu "tesouro especial". Ele escolheu Israel simplesmente por causa de seu amor, misericórdia e vontade própria, e não por causa de qualquer coisa que eles tivessem feito. Mas simplesmente por que ele queria ter uma nação especial na Terra; uma nação para representar o Seu modo de vida, para ensinar a Sua Palavra, e para servir como um agente, um canal dos seus propósitos futuro de salvação para o mundo. Por isto Deus escolheu uma pessoa para dar inicio a esta nação com o proposito de que um dia pudessem ser um canal de bênçãos para todo o mundo, e Abraão foi este escolhido, lembrando que isto aconteceu logo após a confusão das línguas em babel, e portanto Deus separou Abraão um homem Justo (Gênesis 11). "...visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?..." (Gênesis 18:18). Gentios e reis viria ao Senhor através de Israel (Isaías 60:3). E através da nação de Israel, o Messias, o Filho de Deus, Jesus Cristo nasceu para proporcionar a salvação a todos os que Nele crê. Moisés transmitiu ao povo as palavras que Deus havia lhe dito no monte, e por unanimidade o povo respondeu: "...Tudo o que o Senhor tem falado faremos..." (v. 8). Deve-se ressaltar que a lei não havia sido ainda determinada e os israelitas concordaram em fazer tudo o que Deus ordenasse por meio de Moisés. Isto é, até este ponto, Deus só tinha indicado que as pessoas deveriam manter a sua aliança, obedecendo as leis que ele estava prestes a anunciar. Isto indica-nos a avidez com que os israelitas antecipadamente receberam a Lei, bem como a confiança implícita que tinham no caráter de Deus, para que eles pudessem se comprometer a uma obediência sem mesmo saber o que é que eles iriam obedecer.

A promulgação dos dez mandamentos - Êxodo 20

Por que os Dez Mandamentos foi necessário para nova nação de Deus? No sopé do Monte Sinai, Deus mostrou ao seu povo a verdadeira função e beleza de suas leis. Os mandamentos foram criados para conduzir Israel a uma vida de santidade prática. Neles, as pessoas poderiam ver a natureza de Deus e seu plano de como eles deveriam viver. Os israelitas tinham acabado de sair do Egito, uma terra de muitos ídolos e muitos deuses; e cada deus representava um aspecto diferente da vida, era comum adorar muitos deuses, a fim de obter o número máximo de bênçãos. Quando Deus disse ao seu povo para adorar e acreditar nEle, não foi tão difícil para eles, Ele era apenas mais um deus para adicionar à lista. Mas quando Deus disse: "Vocês não devem ter qualquer outros deuses além de mim", isto era mais difícil para as pessoas a aceitar. Mesmo Deus os conduzindo para fora do Egito com mão de poder e maravilhas, envergonhando a todos os deuses do Egito, provando que Ele era o único Deus verdadeiro, 'não que Deus precisasse provar nada'. E que eles não poderia ser o seu povo, mesmo quão fielmente mantiveram os outros nove mandamentos.

Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20:3

Assim, Deus fez este o seu primeiro mandamento e o destacou mais que os outros. Os israelitas em sua história sempre demonstraram sua tendência para a falsa adoração, frequentemente procurando servir outros deuses além do Deus criador dos céus e da terra, Yahweh. Raquel roubou os deuses da família de seu pai, quando eles fugiram de sua casa (Gênesis 31:19). Israel viveu 400 anos no Egito, uma nação que tinham muitos deuses, e os israelitas continuaram a tentar adorá-los (cf. Josué 24:14; 1 Samuel 08:08). Foi por sua rejeição a Deus que Israel foi enviado para o cativeiro (Ezequiel 20). Israel nunca quis rejeitar Deus por completo, eles só queriam adicionar outros deuses em sua adoração, mas eles não entendiam que ter qualquer outro deus ou deuses constituía o abandono do Deus verdadeiro, evidenciando sua falta de fé em um único Deus; está é a razão por que ter outros deuses constitui abandono a Deus. Assim, uma vez que veio a dúvida a soberania de Deus, e a adição de outros deuses seria necessário para assegurar o adorador de ser protegido. Deus é, portanto, abandonado e considerado insuficiente. Este mandamento, portanto, alerta que uma vez que deixamos de confiar em Deus para todas as áreas da nossa vida, deixamos de confiar nEle completamente.

Mas por que Israel era tentado a servir a outros deuses, além do único Deus verdadeiro? Talvez pelos mesmos motivos das pessoas de hoje: Por causa da pressão social e do convívio normal com o mundo secular, e com seus vizinhos os cananeus, e outras nações que adoravam varias divindades pagãs nas refeições nas festas religiosas e sacrifícios. Não é à toa que Deus ordenou que os israelitas deveriam exterminar os cananeus e proibiu os israelitas de se envolver na vida social e muito menos sexual com eles, porque isso os envolveriam em atividades de adorações proibidas, conselho este que é estendido a nossos dias. "...Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?..." ( 2 Coríntios 6:14). Hoje, as pessoas têm muitos tipos de deuses, mesmo os que se dizem cristãos. Hoje o culto as imagens de esculturas, aos santos, ao dinheiro, a fama, trabalho, relacionamentos e prazeres tem se tornado deuses na vida de muitas pessoas que dedicam muito de seu tempo para eles. Ninguém na verdade confessa adorar essas coisas, mas quando começamos depender deles para assumirmos uma identidade pessoal, significando segurança, eles se transformarão em deuses e finalmente controlam nossos pensamentos e energias. Deixar Deus ocupar o lugar central em nossa vida e coração é mantém estas coisas em seu devido lugar antes que as mesmas se transforme em deuses em nossa vida. "...Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração..." (Lucas 12:34).

Honra a teu pai e a tua mãe - Êxodo 20:12

O quinto mandamento é o primeiro com uma promessa anexada. Este mandamento deve ser levado a sério, não só porque é uma revelação no Antigo Testamento, mas porque a obrigação de honrar os pais é reiterada e reforçada pelo Novo Testamento (Efésios 6:2). Para viver em paz por gerações na Terra Prometida, os israelitas teriam que respeitar a autoridade e construir famílias fortes, e para isto deveriam "honrar" os seus pais. Em parte, isso significa falar bem deles e agir educadamente para com eles, significa também mostrar-lhes cortesia e respeito, acatar seus ensinamentos e exemplos, mas é claro sempre considerar e colocar Deus em primeiro lugar. Honrar e respeitar o pais não significa acatar seus erros ou conselhos que contrariam a Palavra de Deus, como disse Jesus Cristo: "...Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim;..." (Mateus 10:37). Infelizmente muitos no apego ou na ignorância de como honrar os pais, acabam por idolatrá-los ou mesmo ignorar as verdades Bíblicas para manter uma tradição familiar, eu mesmo já ouvi muitas vezes, pessoas dizerem coisas como: “esta é a religião e crença de meus pais, eu nasci nela morrerei nela”, mal sabem eles que já estão mortos e o que realmente precisão fazer é nascer de novo.

Não oprimirás o estrangeiro - Êxodo 23:9

Os israelitas erroneamente acreditavam que uma vez que Deus os escolheu, Ele era contra qualquer outra nação. Este erro surgiu da crença de que Deus mostra favoritismo e que Israel se qualificou de alguma forma para receber este favor de Deus; mas "...para com Deus não há acepção de pessoas..." (Romanos 2:11). Pelo contrário, Deus quis abençoar o povo de Israel para que eles, por sua vez, pudessem ser uma bênção para todas as pessoas (Gênesis 12:2-3). Os israelitas só guardaram a primeira parte da promessa, a que Deus os abençoe. Deus procurou desfazer esse mito de favoritismo em Êxodo 22:21. Deus não queria que eles abusassem dessa escolha, Deus advertiu os israelitas a não tratar injustamente os estrangeiros porque eles próprios foram estrangeiros no Egito. Da mesma forma, Deus procurou proteger escravos (Êxodo 21:1-11), as viúvas e órfãos (Êxodo 22:22-24). Deus enraizá essa proteção na empatia, lembrando os israelitas de suas próprias experiências como escravos impotentes no Egito.

Em Gênesis 15 e 17 vemos o registro de Deus estabelecendo sua aliança com Abraão, prometendo tornar seus descendentes uma grande nação. Agora que a promessa estava sendo realizada, Deus renovou seu acordo com a nação israelita, os descendentes de Abraão que Ele mesmo acabará de tirar do Egito. Deus prometeu abençoar e cuidar deles, e o povo prometeu obedecer-lhe, assim a aliança foi selada. Mas as boas intenções do povo em obedecer a Deus, rapidamente foram esquecidas, em pouco tempo eles começaram a corromper o plano de Deus. Mas com a vinda de Jesus Cristo, Deus, mais uma vez estendeu seu plano para todos os crentes, tornando-nos "sacerdócio real" (1 Pedro 2:9). A morte e ressurreição de Cristo permite que cada um de nós se aproxime de Deus livremente. E assim como ele fez com Israel, Deus nós chamou para um relacionamento com Ele para que ele pudesse abençoar outros através de nossa vida, isto esta claramente implícito nas palavras de Jesus Cristo, quando disse: "…E recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra..." (Atos 1:8). Você tem o Espirito Santo em sua vida?

ler biblia, Estudo e Leitura da Bíblia em Vídeos,estudos sobre a bíblia
Postagem Anterior Próxima Postagem