A prosperidade do impio e a breve decepção do justo!

biblia sagrada apocalipse,dizimo,prosperidade,


"...Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios (…) Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles..." (Salmo 73:2-3; 16-17).

Olhando para a Eternidade

Por que Deus permite que aconteça mal e sofrimento no mundo? Esta é uma questão antiga e estamos sendo confrontados por ela todos os dias. Ao ligarmos a TV no noticiário vemos imagens de tragedias, guerras e violência. Se fugimos para o rádio ouvimos, as mesmas noticias de morte, assalto, aumento do crime, corrupção, etc. Ou seja qualquer meio de comunicação fala sobre o fato de que em muitas partes do mundo há guerras, fome, catástrofes naturais e doenças epidêmicas, etc. Parece que todo lugar que olhamos, as pessoas estão sofrendo. Além disso, o mal se multiplica e os malfeitores parecem estar, tranquilos, impunes e muito deles prosperando com o mal que cometem.

Quantas pessoas são defraudadas pela corrupção politica, por empresários inescrupulosos, golpistas da internet, vigaristas de todo o tipo, que estão se deleitando em seus crimes, vivendo em mansões, em carros de luxo, roupas caríssimas, e muito mais? Até mesmo dentro das igrejas e religiões a desvios de dízimos, ofertas, manipulação do povo, enriquecimento não licito, pedofilia, politica suja, invejas e competições. Com isto não é nenhuma surpresa que ao verem tais males e sofrimentos e ao mesmo tempo a suposta prosperidade do malfeitor, muitos venham a questionar como um Deus bom pode permitir tais acontecimentos.

O salmista e a prosperidade do impio

Tal foi o caso de Asafe, o autor do Salmo 73. Onde ele começa dizendo: "...Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem..." E por quê isto aconteceu? Ele mesmo responde dizendo: "...eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios..." Como muitos crentes hoje, Asafe quase perdeu a confiança no Senhor, porque ele tinha inveja da prosperidade dos ímpios. Como a maioria dos crentes, Asafe também lutou com os porquê? desta vida. Mas a pergunta permanece até nossos dias, e agora com o advento capitalista, a multiplicação da tecnologia, a chamada globalização, estes porquês? Chegam com maior intensidade. Por que Deus? Por que Deus? Porque permites o malfeitor prosperar, enquanto o cristão sincero, justo e que procura viver retamente, sofre? Para compreender a resposta a esta pergunta, devemos olhar para a eternidade. Nosso problema é que muitas vezes vemos o efeito e as promessas de Deus em termos de nossa atual felicidade pessoal e materialista. No entanto, não conseguimos perceber que o propósito das promessas de Deus são mais sobre o retorno de Cristo e a vida eterna no reino de Deus, e não o nosso gozo indivíduo aqui e agora. O foco de Deus é eterno.

Por isso, como cristãos, devemos nos concentrar na eternidade. "...Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória..." (Colossenses 3:1-4). Para nós, a vida é mais sobre a eternidade do que sobre o aqui e agora. Para Asafe, o ponto de virada foi quando ele "entrou no santuário de Deus." Foi lá que seu foco começou a mudar para a eternidade. Ele chegou a reconhecer que Deus recompensará os justos na eternidade e destruirá o mal juntamente com o malfeitor. Claramente, para nos servos do Deus Altíssimo a eternidade faz toda a diferença. Em relação a isto Paulo nos diz: "...Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas..." ( 2 Coríntios. 4:17-18 ). Esta é a Palavra do Senhor para nos, eu não sei com o que você está lutando hoje. Eu não sei que perdas ou prejuízos você tenha experimentado na vida. Eu não tenho nenhuma ideia do que você esta passado ou experimentado. Eu só sei e posso testemunhar de minhas próprias experiências. Mas independente de tudo isso, uma coisa eu sei, a nossa pátria está nos céus, portanto. "...Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;..." (1 Pedro 1:3-5), e como crentes em Jesus Cristo, nossas perguntas naquele dia serão todas respondidas. Quando todos nós chegarmos ao céu. "...Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido..." (1 Coríntios 13:12). Eu não entendo totalmente agora. No entanto, na eternidade, eu vou conhecer plenamente.

"...Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos..." (Habacuque 3:17-19).




teologia online e teologia online gratis
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═



Postagem Anterior Próxima Postagem