A morte de Jacó

"...Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam...." (Gênesis 50:17).

O choro pode durar uma noite

Ao estudarmos estes últimos capítulos do livro de gênesis, podemos notar que José era um tipo de Cristo. No entanto, não podemos afirmar isto com certeza, a única certeza que temos é que ele era um homem muito semelhante à Cristo em seu caráter. Suponho que se nos fosse proposto uma pesquisa sobre um homem no Antigo Testamento, que foi especialmente amável e cativante sem nenhuma duvida José seria muito lembrado. Creio que assim como eu, todos os leitores da Bíblia ao chegar nestes capítulos sobre a vida de José ficam encantados com essa historia de vida e exemplo de humildade, fé, perdão e temor a Deus. Ele era um profeta, e um homem dotado de sabedoria divina. Em sua juventude, idade esta quando a tentação é particularmente mais forte nos desejos sensuais, ele foi tentado pela esposa de Potifar que tentou seduzi-lo, na ausência de seu marido (Gênesis 39:7), e quais foram suas palavras: "...Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?..." (V. 9). Foi paciente também na tribulação. Quantos sofrimentos e injustiças este jovem passou sem reclamar ou murmurar contra Deus. E o que dizer da bondade e o amor, demostrado a seus irmãos. No entanto mesmo este homem forte e espiritualmente crescido não conseguiu conter suas lagrimas e emoções quando se revela a seus irmãos, "...Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei a todos sair da minha presença; e ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviram, bem como a casa de Faraó. Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele..." (Gênesis 45:1-3). Agora, vemos aqui um dos momentos mais sublimes na historia de José, eu suponho que é uma espécie de prenúncio do que vai acontecer quando Cristo, nosso Senhor aparecer e se fazer a conhecer a todos seus irmãos no Reino de Deus, e ele nos dirá: Eu sou o Jesus a quem tens adorado e servido, eu e Pai Somos um...

Nisto percebemos, meus queridos irmãos e amigos, que o cristianismo não nos ensina o estoicismo. A Bíblia está cheia de emoção. Lembre-se de Davi e como ele chorou pela morte de Absalão, (2 Samuel 18:33; 19:4) Cheio de emoção. Vemos o apóstolo Paulo em sua cartas, aos Filipenses, ele diz-lhes: "...Digo-vos isto até chorando..." (Filipenses 3:18). Ou suas palavras a Timóteo ele diz: "...recordando-me das tuas lágrimas..." (2 Timóteo 1:4). Mas por que falamos de homens menores? Quando podemos observar nosso Senhor Jesus Cristo? Repetidas vezes a Bíblia nos mostra que o nosso Salvador era um homem de lágrimas! Ele chorou sobre Jerusalém: "...Oh, Jerusalém, Jerusalém..." (Mateus 23:37). Ele chorou pela incredulidade dos homens. Ele chorou sobre a dureza de coração dos homens. Ele chorou no túmulo de Lázaro. "...Jesus chorou...". O versículo mais curto da Bíblia (João 11:35). Ou, quando somos informados sobre Jesus no livro de (Hebreus 5:7) que diz: "...O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte,...". Nosso Senhor muitas vezes chorou.

Chore perante Deus a Ele pertence o juizo

Agora um novo capítulo começa a se abrir na vida dos irmãos de José. Seu pai, Jacó, tinha acabado de morrer, e eles estavam temerosos. Eles diziam entre si, agora que o nosso pai está morto, estamos na misericórdia de José. Se ele quiser, ele pode vingar-se de todas as coisas que fizemos com ele anos atrás, ao vendê-lo como escravo para o Egito. Mas neste fato José novamente deixa grande lição para nós, quando perdoa seus irmãos; nunca devemos nos vingar. Deixar tudo isso para Deus. Se alguém lhe faz uma maldade ou lhe mostra uma indelicadeza, falando mal de você, não tente se vingar. Lembre-se da palavra que diz: "...Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem..." (Romanos 12:19-21) e o Senhor te recompensará. Eu acredito que José ficou magoado com o ocorrido no passado e sabia que tinha poder de vingança naquele momento, mas ele era um homem temente a Deus, um homem amoroso, indulgente, gentil, e creio que de fato este pensamento nunca passou pela sua mente. Ele perdoou-lhes do fundo do coração e da alma. Ele é um exemplo perfeito para nós de como ser indulgente com aqueles que são cruéis conosco. E por que ele agiu assim? É por que "...pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal..." (Provérbios 16:6). Agora, podemos entender então, que a atitude de José para com Deus é um exemplo para todos nós. Estas coisas foram escritas para nossa instrução, e, para nosso ensino (I Coríntios 10:11).

Deus transforma o choro em alegria

Ninguém que tem o caráter de José poderia ter uma má atitude. Este homem tinha uma visão correta de Deus. E ele começa neste momento, dizendo a seus irmãos algo de enorme importância espiritual, "...Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida..." (Gênesis 50:19-20). Essas palavras são formosas, e grandes, palavras que na verdade são um manual da doutrina cristã sobre o assunto da Providência de Deus. Agora, a Providência de Deus se define assim: é a mais santa, sábia e poderosa maneira de preservar e governar sobre todas as Suas criaturas e todas as suas ações. Nem um pardal cai no chão sem Deus, todos os cabelos de nossa cabeça estão contados, os pensamentos secretos de reis e governos são todos bem conhecidos por Deus. Ele governa tudo: os ventos que sopram, a ascensão e queda das estações do ano, todas essas coisas estão totalmente no controle de Deus. Nada acontece sem Deus.

E esta é a visão que José tem sobre este assunto, ele com toda certeza acreditava nesta Providência, e por suas convicções ele passou as dificuldades da vida, sofrendo injustiças nas mãos de seus próprios irmãos, e também no Egito. Mas José sabia que existe um propósito por trás de tudo o que acontece em nossa vida. E ele agora prega este maravilhoso sermão a seus irmãos, em outras palavras ele diz: Meus irmãos, as coisas que vocês fizeram para mim no passado, para vocês significou maldade, mas para Deus, ele as tomou em suas mãos e as tornou algo precioso para o bem. Então, há um ensinamento aqui que devemos observar: o que os homens fazem com a gente para o mal, Deus faz com que se torne para o bem de seus filhos. E essa é a maneira em que podemos nos apoiar e nos manter firmes, alegres, e nos gloriamos na tribulação. Porque sabemos que todas as coisas que para os homens significam mal contra nós, Deus as toma em suas mãos e transforma em vitorias para nossa vida. "...E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito..." (Romanos 8:28). Neste princípio vemos o caso do rei Davi, após ter cometido adultério com Bate Seba. Ele viu isso como algo muito mal e certamente foi, mas Deus reconheceu seu arrependimento e tornou em bem. Dessa união sabemos que surgiu aqueles que foram os ancestrais do Senhor Jesus Cristo. Você consegue imaginar isso? Mas o maior exemplo esta sobre a cruz do Calvário! Os homens acharam esta fazendo um grande mal, para o Filho de Deus. Oh! eles zombavam dele! eles repreendiam - Se tu és o Filho de Deus, desce da cruz e vamos acreditar em você! (Mateus 27:40-42). Eles cuspiram no rosto de Cristo. Eles intentavam isso para o mal, mas Deus o tornou em bem. A Cruz é ao mesmo tempo, o maior pecado, e a maior bênção da história. Oh, que se glorie na cruz, e na Providência de Deus! Pedro, pregando sobre este mesmo tema diz essas mesmas coisas, no Dia de Pentecostes referindo-se a Cristo "...a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela..." (Atos 2:23-24). O mundo via a crucificação de Cristo para o mal – [e nos também estávamos nisto] - mas Deus a tornou em bem. Você enxerga aqui o amor de Deus? Você enxerga aqui o amor de Cristo?

Leia também: < Pátria Amada - Celestial >

Meu amigo e irmão(a) em Cristo. Se alguém tem prejudicado você, te machucado, ferido, lhe tratado injustamente, de graças a Deus, pois o que para eles significa seu mal, Deus tem outro significado, que é para o bem. Somente espere a roda girar um círculo completo. Você vai descobrir que você não perdeu nada por ser paciente, por engolir sua raiva, por ter um espírito de perdão, de acordo com os padrões de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, quando lhe foram pregar na Cruz. Lembre-se de suas gloriosas palavras: "...Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem..." (Lucas 23:34). Talvez em nossa defesa podemos dizer que para Jesus poderia ser fácil dizer isso, afinal ele é o filho de Deus. Mas a pergunta que lhe faço agora é esta: E você não é filho de Deus? Olhe para José e veja o que ele disse aos seus irmãos: "...Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração..." (Gênesis 50:20-21). Esta é a verdadeira religião! Isso é religião bíblica! Isso é o verdadeiro cristianismo! Essa é a semelhança de Cristo! E quando há cristãos como estes no mundo, eles não precisam soprar trombetas, ou fazer auto promoção. As pessoas vão perceber que eles são diferentes. Eles vão ser grandes evangelistas, por sua própria atitude de vida, como diz o proverbio [A palavra convence, mas o exemplo arrasta]. As pessoas vão tomar conhecimento dos mesmos, que são como Jesus Cristo. Infelizmente você vai concordar comigo que há muito pouco deste tipo de cristianismo. É preciso haver mais, sei que não é fácil, mas é para isto que somos chamados: "...E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo..." (Efésios 4:30-32).

Que Deus possa nos consolar no choro da noite, pois já sabemos que a alegria vem pela manhã, a Jesus Cristo toda honra e toda glória...; "...porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima..." (Apocalipse 7:1).

estudo-da-bíblia-o-choro-de-josé-no-egito
Postagem Anterior Próxima Postagem