Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro!

Pois para mim viver é Cristo e morrer é lucro

Viver é Cristo e o morrer é lucro

Podemos dizer que este versículo é a declaração oficial da identidade do cristão; seja em palavras, pensamentos, ações, atitudes, emoções, expressões, motivações, desejos, etc, ou seja qualquer área da vida daqueles que como Paulo, prezam a salvação em Cristo. Para entender o significado por trás desse versículo, não é preciso ter uma educação de seminarista ou de teólogo. No entanto, para aplicar este versículo em sua vida exige muita fé e compromisso, que só pode vir através da fé verdadeira em Cristo, executada por meio do Espírito Santo.
Mas o que realmente Paulo quer dizer com estas palavras: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro"?Para entender melhor primeiro, vamos analisar este versículo pelo ponto de vista de Paulo.

O viver é Cristo

O Senhor Jesus Cristo, a quem o ainda Saulo teve um encontro no caminha para Damasco transformou profundamente a sua vida (leia Atos 9:1-31 ), e após isto Jesus tornou-se tudo para ele, agora que sua cegueira espiritual tinha sido curada, Paulo compreendeu o verdadeiro significado do Reino de Deus. Paulo agora estava envolvido pelo amor ao Senhor Jesus Cristo e seu único desejo era pregar o Evangelho, seu compromisso agora era informa as outras pessoas sobre a fé em Jesus Cristo, e assim ter acesso ao Reino de Deus; nada mais importava para ele, além de amar o Senhor Jesus Cristo e servi-lo (por ministrar aos outros) sobre o amor de Deus para com a humanidade. Para Paulo, a vida agora só tinha um significado, servir a Jesus Cristo.

Morrer é lucro

E sendo o Senhor Jesus Cristo, tudo na vida de Paulo e seu único desejo compartilhar o evangelho com o mundo, viver e respirar Cristo, por que então é que ele diz que o morrer seria lucro? Por que Paulo diz que a morte seria uma coisa boa para ele? Paulo nos responde em (2 Coríntios 5:6-8) dizendo: "...Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor {porque andamos por fé, e não por vista}; temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor...".
Sabemos que Paulo amava grandemente o Senhor, e queria servi-lo compartilhando o evangelho com as outras pessoas, afinal esta era sua função apostólica (entregue pelo próprio Senhor Jesus Cristo), mas ao mesmo tempo ele desejava também estar na presença de Cristo, para sempre, isto não é difícil de entender. Ele era um incrível homem de Deus e foi e ainda está sendo usado pelo Senhor de uma maneira poderosa, mas ele só queria estar com Jesus. Eu concordo totalmente com Paulo, desde de sua conversão ele não parou de trabalhar sofrendo açoites, prisões, naufrágios etc, é razoável ele pensar em esta ao lado do Senhor.
Creio que você pode entende isso? É melhor estar aqui na Terra ou lá em cima no céu com o Senhor Jesus? Se você tem que pensar sobre sua resposta, então você precisa examinar a si mesmo a sua fé e seu coração, a Bíblia diz: “...Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele...” (1 João 2:15). Como cristãos, o nosso desejo deve ser para o Senhor, e para estar com ele. Mas, isso não significa que nós agora devemos nos sentar e não fazer nada enquanto estamos aqui na Terra. Assim como Paulo, estamos destinados a construir um relacionamento íntimo com o Senhor Jesus e viver a vida exteriormente (em palavras, pensamentos, ações, atitudes, e serviço - por causa do nosso amor e gratidão a Jesus), baseando-se no exemplo de Paulo e outros crentes que nos precederam.




É claro que isso significa que assim como Paulo, não devemos criar uma família ou desfrutar de uma boa carreira profissional ou mesmo se divertir e ter passatempos ou qualquer outra coisa que Paulo pela causa cristã deixou de fazer. Com certeza não é isso que as Escrituras esta falando aqui. Mas, se essas coisas se tornar tão importante para nós, a ponto de sermos consumidos por esses desejos e os nossos esforços para persegui-los e conquistá-los torna-se um empecilho no caminho de nosso relacionamento com o Senhor Jesus Cristo, a ponto de começarmos a amá-los e servi-los e começarmos a querer ficar aqui na Terra, desejando viver mais tempo por essas razões, então isto tornou-se um grande problema que precisa ser tratado! Se as coisas terrestres começam a fazer você querer ficar por mais tempo a apreciar o que este mundo tem para oferecer, então você precisa repensar o seu relacionamento com Cristo. Porque Deus tem um propósito e um plano para você e quer usá-lo enquanto você está aqui na Terra, mas seu proposito para nos é em uma nova terra! Deus deixa isso claro quando diz: "...Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança..." (Jeremias 29:11).

Sem duvida nenhuma enquanto estamos aqui na Terra, neste corpo carnal podemos ter o desejo de constituir uma família casar, e ter filhos (Obs. aqui dizemos de uma família segundo o modelo Bíblico e não segundo o modelo do mundo, afinal não pertencemos a este mundo. “...Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, {e unir-se-á à sua mulher,} [Marcos 10:7]; Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. [Efésios 5:31]; e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? [Mateus 19:5]; Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne...” [Gênesis 2:24])

É natural também orarmos e desejarmos enquanto nesta terra trabalhar e ganhar a vida honestamente, desejar ter bons amigos e relacionamentos sociais saudáveis, desfrutar de atividades e lazer. Tudo isso é correto, porque fazem parte das bênçãos de Deus para esta vida, mas enquanto aguardamos a volta do Senhor Jesus devemos ter nossos pensamentos nas coisa do alto e buscar um relacionamento com Ele (lendo e estudando a Bíblia, na oração, e sendo uma parte ativa da Igreja). Por mais que você ore em relação a todas essas bênçãos mencionadas anteriormente, você deve orar ainda mais para o Senhor te usar em levar outros a Jesus, aqui na Terra!

Assim, o viver é Cristo significa que, enquanto estamos vivos e aqui na Terra, devemos buscamos o Senhor com uma paixão e servi-lo de coração em todas áreas da nossa vida (família, trabalho, relacionamentos, passatempos, etc.) porque estas coisas são diretamente influenciadas pela relação que temos com ele. E morrer é lucro significa que, embora tenhamos a oportunidade de seguir o Senhor e desfrutar de todas estas maravilhosas bênçãos dEle aqui nesta Terra, não podemos nos apegar a elas a ponto de não querer deixar (partir / morrer) e juntar-se ao Senhor Jesus no céu! Devemos estar ansioso para esse dia chegar, para que possamos estar com Ele.

Deus os abençoe!




Postagem Anterior Próxima Postagem