Joio e Trigo - O Final de Tudo

A similaridade do joio com o trigo

(Mateus 13:24-58)

Vemos aqui Jesus falando dos misterios do Reino de Deus em forma de parabolas, com isto aqueles cujos corações estavam endurecidos à verdade não podiam entender, mas a seus discipulos e seguidores Jesus os fez compreeder, então agora se você já faz parte do reino do céus, você poderá entender as coisas misteriosas sobre como o reino dos céus opera tato nas pessoas salvas, como naquelas que recusão a salvação; Sabemos que ambas estavam lá ouvindo a Jesus, e percebemos que seus discipulos no primeiro momento igualmente a todos, também não entenderam as parabolas de Jesus, mas sua permanencia em seguir a Jesus seu mestre, deu a eles o direito de receber de Cristo a explicação, e “...Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo...” (Mateus 13:36). Aqui já vemos uma das causas do porque eles puderam receber de Cristo a explicação das parabolas, eles ouviram a Jesus como a todos, mas eles permaneceram em seguir a Jesus, enquanto a mulditão debandou para seus interresses pessoais.
O coração endurecido

Agora, o caminho era um caminho através do campo, um trieiro, uma trilha ou atalho através do campo, onde o agricultor ia sempre a pé, assim como também outras pessoas para atravessar o campo. Por isso, diz que algumas das sementes caíram a beira do caminho enquanto este caminhava, esta terra estava dura porque as pessoas caminhavam sobre ela, (significando os preceitos e costumes do mundo). E então ele disse vieram as aves e comeram-na. As sementes caiu em cima de um chão duro, ou seja um coração endurecido, Então, Ele continuou e disse: outra parte caiu em pedregais, onde não tinham muita terra: E logo nasceu, porque não tinha profundidade de terra, e quando o sol estava forte, elas foram queimadas, porque não tinha raiz profuda, e secou-se, outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na pelos desejos materiais, as doutinas facilitadas, e as muitas religiões que se diz cristã que ofuscam a visão do povo, e intefere no ouvir da verdadeira voz de Cristo o supremo Pastor das ovelhas. Mas graças a Deus à sementes que cairam em boa terra e produziram frutos. Esses mistérios são revelados para nós hoje em Mateus 13.

A sobrevivência do joio

Observe que no início do versículo 24, Jesus fala "...Outra parábola dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro..." (Mateus 13:24-30).

Nós já sabemos, que o campo é o mundo. Sabemos que a semente é o próprio Senhor Jesus Cristo em seu evangelho; E o que semeia é aquele prega e ensina a verdadeira palavra de Deus, sem o fermento do mundo, sem interresses materiais, sem o comercio da fé, sem quiquilharias e amuletos gospel e isto é feito também através de nós pois onde estivermos temos o dever de espalhar a semente da Palavra de Deus.

A semente de fato é a palavra de Deus, porque a palavra de Deus tem a vida dentro dela, como uma semente ela tem o potencial para o crescimento no seu interior e levar-nos para a vida abundante. E o inimigo, que semeia o joio, é Satanás, ele mesmo. Ele é o inimigo de Deus. Aquele que tenta frustrar e confundir o plano e os propósitos de Deus, na vida do crente individualmente e da igreja.

A separação do joio e do trigo

A separação será final; A separação será verdadeira; A separação será fatal; Um mistério é algo que não pode ser discernida por meio da sabedoria humana ou da educação humana, mas ela só pode ser conhecida, quando é revelada pelo Espírito Santo de Deus. Jesus disse sobre o fim do mundo e das coisas de Deus que estavam escondidas de alguns, mas revelou aos discípulos.

A Bíblia nos esclaresse que “...o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo,...” (1 Coríntios 2:14-15). E por isso hoje Jesus tem alguns segredos para partilhar com o seu povo.

Agora Jesus diz: "...o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. Assim será no fim do mundo (literalmente o fim do mundo) sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. E Jesus disse-lhes: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Entendemos..." (Mateus 13:47-51)

Se você olhar para esta ação, a história do arrastão com a rede, podemos entender que esta é a imagem de duas coisas. Primeiro, é um retrato do convite ao evangelho, a rede é lançada ao mar, e em segundo é também uma imagem da separação dos peixes no evangelho, sendo os peixes a representação de todas as pessoas na rede, ou seja aqueles que se dizem cristãos, pois os outros não estão nesta rede; portanto amado veja bem que tipo de peixe tem sido nesta rede, Reflita sobre isto e se for necessario mude algumas atitudes em sua vida enquanto a rede ainda não foi puxada: Paz e Graça...

text

Postagem Anterior Próxima Postagem