Olimpíadas Celestiais – Inscrições Grátis...



 
O Perfil de um Campeão Espiritual
 
Pegando uma carona com esta febre esportiva que toma conta do Brasil, por motivo da copa do mundo e as olimpíadas a serem realizadas no país, hoje eu gostaria de refletir um pouco com você sobre "O Perfil de um Campeão Espiritual". É claro que algumas perguntas surgirão tais como: O que é um campeão espiritual? O que faz um campeão espiritual?, etc...

A vida espiritual na bíblia, é diversas vezes comparada a esportes, principalmente envolvendo corrida ou luta. Em 1 Coríntios capítulo 9 versos 24 e 25 Paulo compara a vida cristã a uma corrida no estádio, ou a uma maratona e luta. Certamente, ele estava fazendo referência aos jogos olímpicos da Grécia Antiga, onde se localizava a cidade de corinto. Por mais que se esforçassem os competidores e vencessem, os prêmios recebidos pelos atletas era apenas coroas feitas de folhas de louros (por isso, ele diz que são coroas corruptíveis, e as comparam com as coroas desta vida).

Já em II Timóteo 4:7-8 vemos um campeão espiritual bem próximo ao pódio, um atleta espiritual que conseguiu a premiação, um que tenha chegado ao fim de sua vida e sempre foi um campeão de Cristo. O apóstolo Paulo, é um exemplo a quem devemos olhar se quisermos ver o perfil de um campeão espiritual e imitá-lo como ele assim fazia ao Senhor Jesus Cristo. 1Corintios 11

Nos Jogos Olímpicos, a uma competição de atletas e campeões de vários países do mundo. E assim como eles nós também gostamos de ser identificados com um campeão. Estes homens e mulheres vêm de lugares onde eles já são considerados campeões, mas o seu desejo!, o seu desejo é ser um campeão olímpico, e ganhar a medalha de ouro, e para ganhar este maior prêmio. Eles passaram toda sua vida se preparando para isso, treinando para isso, com muito esforço e dedicação.

Características de um Campeão

Algumas características são visíveis, no perfil de um campeão olímpico, e todos nos com treinamentos e esforço podemos desenvolvê-las. Deixe-me brevemente apenas compartilhar com você algumas delas.

╚══❘► Primeira, todos eles têm um sonho. Todos eles já se imaginarão anos antes tornando-se um campeão olímpico. E se você estiver também caminhando para participar das olimpíadas celestiais, você tem que ter essa visão de ser tudo o que Deus deseja fazer de você, de ser um atleta que segue as recomendações de Deus, assim como os campeões fazem aos seus técnicos e treinadores, e assim Deus possa ser glorificado através de sua vida.

╚══❘► Segunda, eles se despiram de seus prazeres pessoais! (são horas de exercícios físicos, abstenção de certos alimentos, isolamento, etc). Na realidade quando a tocha olímpica passa torna-se a eles um símbolo de fogo que arde dentro de seu seio incentivando-os a tornar um campeão. E nós temos também esta tocha com o fogo do Espírito Santo, que deve arder dentro em nosso coração. E assim como a tocha olímpica este fogo deve ser ventilado, alimentado, para queimar em nosso coração e fazer com que o desejo ardente de nossa vida, seja para jogar em alto nível nas Olimpíadas Celestiais de Deus.

╚══❘► Terceira, eles deletam o passado. Muitas vezes, em seu caminho para os Jogos Olímpicos, eles enfrentam dificuldades, decepções, mas sempre deixam essas decepções torná-los mais fortes, melhores e mais determinado. Paulo era assim. Ele teve varias decepções ao longo do caminho. Sobre as aflições que sofreu por divulgar a Graça de JESUS, e participar das Olimpíadas Celestiais ele escreveu em 2 Coríntios: “...cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um (isso corresponde a 195 chicotadas). Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de assaltantes (…), em perigos entre os falsos irmãos (…), em fome e em sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez...” (11:24-27).
Ele teve dezenas de dificuldades, mas cada vez que ele tinha uma dificuldade, ele dizia, “...Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte...” 2 Coríntios 12:10, é neste contexto que ele também dizia “...Posso todas as coisas naquele que me fortalece...” Filipenses4:13

╚══❘► Quarta, elas visam e almejam posições elevadas no pódio de preferencia a mais alta. Paulo disse “...eu prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus...” Filipenses 3:14. Este erá seu objetivo espiritual o mais alto conceito de um campeão, o reino de Deus e a coroa da vida.

╚══❘► Quinto, eles se planejam para os possíveis empecilhos, dificuldades e problemas. Os campeões não levam uma vida de improviso, mas sim estão continuamente aprimorando suas técnicas, superando barreiras e alcançando novas metas. Eles sabem que as coisas nem sempre saem como planejadas. O pecado, é um embaraço não desejado para nós. Nossas vidas ficam atrasadas e nosso vigor espiritual é exaurido quando ignoramos nossos pecados e permitimos que sejam um embaraço em nós. Portanto, para removê-los, precisamos reivindicar a promessa encontrada em 1João 1:9 "...Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça..."

...Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus...” Hebreus 12:1-2

Paulo, sobretudo, foi um homem simples e ensinava com simplicidade, tendo o maior cuidado para não se exaltar. Ele sabia, em sua humildade, que tudo o que recebera era de DEUS e para Glória Exclusiva do Nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Participe das Olimpíadas Celestiais

Se você está tentando o melhor para correr e participar desta maratona espiritual, mas está sem fôlego espiritualmente e a dor no seu lado é quase maior do que você pode suportar; Amado, provavelmente isso é devido aos pesos desnecessários que você está carregando por ai! Continue caminhando mesmo que com dificuldade em direção à linha de chegada e, à medida que fizer isso — como um filho do Rei que você é, chegue-se com confiança ao trono da graça [Hebreus 4:16] e peça ao nosso Salvador que remova os pesos.
 
Quando seus pecados forem perdoados e removidos da sua vida você voará como o vento do Espirito!

"...Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão..." Isaías 40:31
Postagem Anterior Próxima Postagem