A Importância de Humildade

Humildade um Dever do Cristão

R
ogo vos, pois, eu, (Paulo) prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Efésios 4:1-3)

A nossa vocação, e chamado naturalmente não depende de nosso desempenho, não é pelas nossas qualidades superiores ou sabedoria humana (I Cor. 2:4,5,)

Andar em humildade e com simplicidade, realmente não é necessário que venhamos negar a nossos talentos, conhecimentos, ou nossos dons. A humildade não deve jamais negar a existência de uma capacidade pessoal do indivíduo e nem o seu uso de maneira correta e apropriada.

Devemos amar a Deus e ser obedientes de alma e de todo o coração! Todavia um dos segredos da humildade é reconhecer os talentos e dons dos outros, “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;” Filipenses 2:3 Mesmo obedecendo a Palavra de Deus, usando as qualidades que Deus nos têm dado, não faz que nos tornemos superior ou acima dos outros, I Pedro 3:8, “afáveis”; 5:5.

A grande realidade,é que somente podemos ser obedientes com uma atitude correta para com as nossas capacidades e as dos nossos semelhantes, é claro que se somos guiados pelo Espírito Santo. Isto será observado, a pergunta é quais são estas qualidades com quais devemos andar dignos da nossa vocação, e com toda a humildade?, sem sombra de dúvidas são aquelas qualidades listadas em Gálatas 5:22, ou seja, o fruto do Espírito Santo.

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:22-26)

A humildade verdadeira não é uma atitude produzida pela filosofia humana, mas sim pela influência do Espírito Santo na vida Cristã. Portanto não procure ter as qualidades do Espírito Santo sem ter o próprio Espírito. É necessário conhecer Cristo como seu Salvador para conhecer o Espírito Santo na sua vida. Se conhece Cristo, já tem o Espírito Santo (Romanos 8:9). Se já conhece Cristo, cresce na graça e verá que as qualidades de Cristo serão manifestas na sua vida, inclusive essa qualidade de modéstia. Se não conhece Cristo, roga a Deus que Ele seja misericordioso para salvar mais um pecador.

A Importância de Humildade

Postagem Anterior Próxima Postagem