A Pregação introspectiva

Pregando Para Você Mesmo

A
grande maioria de nos cristãos ainda concordamos que a pregação é importante. Adquirimos Cds, Dvds, assistimos a conferências que giram em torno de pregação. No entanto, uma das formas mais negligenciadas de pregação e também uma das mais poderosos, é aquela na qual estamos pregando para nós mesmos.

A pergunta é, o que é pregar para nós? O que eu quero dizer com isto é a disciplina da meditação Bíblica intensa, leitura, estudo, e aplicar as verdades da Bíblia para a nossa própria vida, e isto evidentemente nos levará a um amor profundo a Deus, e a Jesus Cristo, a odiarmos o pecado, e acrescentando a nos uma fé renovada.

Mas porque isto é importante? na realidade isto é importante porque nós temos a tendência natural devido a correria do dia a dia de esquecemos as coisas. Então, precisamos ouvir, e ouvir de novo, as verdades que pensamos que já sabemos. Grande parte da pregação nos está dizendo coisas que já estão familiarizados ou que já ouvimos alguma vez. O Salmo 73 pode ser um guia útil nesta área, uma vez que nos mostra tanto o motivo e o método para pregarmos a nós mesmos.

Pregação uma Profunda Meditação
(SALMO 73)

Ao analisarmos o Salmo 73 vemos que Asafe está lutando com o que ele vê no mundo e com o que ele acredita. As coisas não estão se alinhando, e isso quase lhe leva a ruína. Apesar de seu bom conhecimento ele luta consigo mesmo.

Ter conhecimento não é suficiente
Pregando Para Você Em sua confissão, Asafe tinha conhecimento sobre Deus, ele disse: “Deus é bom para Israel”. Mas é realmente em nosso conhecimento onde a batalha vai começar. Asafe sabia que Deus é bom para Israel, mas não daquele jeito. Se o nosso Deus é bom, um Deus presente, e soberano, por que os maus prosperam, enquanto os justos sofrem? De fato ele sabia que estava sendo testado por suas circunstâncias, e ele expõe sua luta com inveja e raiva, totalmente chateado com suas circunstâncias, podemos enxerga uma certa descrença para com Deus na primeira metade do Salmo (73:2-15).

Esta situação levou Asafe a um lugar perigoso. Seu pé "quase escorregou." Ele quase caiu espiritualmente. E como é a queda do crente hoje? Da mesma forma como quase aconteceu com Asafe, muitas vezes nos concentramos em nossas circunstâncias materiais e isto se torna o primeiro plano de nossa vida e acabam ofuscando as realidades maiores que realmente devemos olhar.

O problema é que, quando a vida se torna desconcertante ou dolorosa, muitas vezes, começar a ouvir a nós mesmos (e as nossas dúvidas) em vez de falar para nós as coisas que realmente precisam ouvir.

E isto também aconteceu com Asafe ele foi tentado a ouvir a si mesmo. “Deus não está lá. Deus não ama você. Deus não é bom para Israel”. E nos também somos tentados. Muitas vezes ouvimos em nosso interior algo dizendo: “Você nunca vai mudar. Você é um perdedor. Você não vai fazer isso. Seu pecado é muito grande. Deus não está nem perto de você, etc.”

E neste caso é o momento que precisamos ouvir a verdade, e refletir sobre o que é real, o que nós não podemos realmente ver com o nosso olho físico.

E como faremos isto?

I. Quando nos Voltamos para Deus. "…Mas quando eu pensei como entender isso, pareceu-me uma tarefa cansativa, até que entrei no santuário de Deus …” ( Salmo 73:16-20)
II. Quando tomamos a direção correta. ”…Quando minha alma estava amargurada, quando eu estava espetado no coração, eu era brutal e ignorante, eu era como um animal em sua direção…” ( Salmo 73:21-22)
III. 3 – Quando nossa esperança esta no Evangelho de Cristo. ”…No entanto, estou sempre com você, você segurar a minha mão direita …” (salmo 73:23-26)

O evangelho de Cristo é o que nos sustenta. Esta é a nossa grande esperança, a mensagem que nós precisamos ouvir cada vez mais, que somos reconciliados com Deus, que ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo, que os nossos pecados são perdoados e a vida eterna nos é proporcionada pela pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo, este é o lugar onde toda a pregação deve levar.

E quando perdemos de vista essa “boa notícia” e as vozes no mundo começar a dominar então este é o momento em que você tem que pregar para si mesmo, e a palavra deve esta sempre em nós.
Postagem Anterior Próxima Postagem