Sacrifícios na lei mosaica!

Os Sacrifício de animais - Livro de Levíticos

E importante ressaltar que o livro de Levítico por tratar logo no seu inicio sobre os sacrifícios de animais e sobre o culto e ritos do povo judeu, muitos cristãos tende a não dar a devida importância a leitura deste livro, mas devemos nos lembrar que este livro não narra somente a historia de um povo, mas a historia de um povo e uma nação escolhida por Deus para o cumprimento de suas promessas para com a humanidade, ou seja; Jesus o Messias. Logo sabendo que o livro de Levítico aponta-nos para Jesus Cristo, deduzimos que sua leitura e estudo também diz respeito a nos cristãos. Ao estudarmos Levítico, vamos entender muitos dos aspectos dos sacrifícios em referencia a vinda do Messias.

Os judeus foram instruídos a ofertar animais para sacrifício por seus pecados. Os cristãos não necessita mais de sacrifícios de animais como expiação da culpa e do pecado. Em vez disso, Jesus é o sacrifício perpetuo quando se entregou na cruz do calvário para expiação de nossos pecados.

Apresentação das ofertas e holocaustos - Levíticos

Primeiramente devemos entender que as ofertas e o holocausto não se originou em Levítico, mas seu início encontra-se já no livro de Gênesis, a primeira citação sobre uma oferta a Deus é relatada no caso de Caim e Abel que diz: "...E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta..." (Gênesis 4:3,4). Isto já nos leva a crer que Abel sacrificou a ovelha agradando mais a Deus por fazer referencia ao sacrifício de Cristo. Mas o primeiro "holocausto" literalmente mencionado esta em (Gênesis 8:20) oferecido por Noé quando deixou a arca. Isto já nos faz entender por que Moisés disse a Faraó que o povo deveria tomar o seu gado e irem ao deserto para adorar a Deus, era porque eles precisava deles para oferecer holocaustos (Êxodo. 10:25-26), este já era um costume dos patriarcas antes de Moisés; o livro de levítico somente regulamenta uma pratica que devido a escravidão do povo no Egito perdeu-se ou foi corrompida pelas praticas pagãs do egípcios.

"...E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha. Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor..." (Levítico 1:1-3). O propósito do holocausto era fazer expiação pelo pecado do ofertante e assim, ganhar a aceitação de Deus. O ofertante colocava as mãos sobre o animal, identificando-se com ele, assim o animal era sacrificado pelos pecados do ofertante, servindo para lembrá-lo de sua depravação. Dessa forma o holocausto forneceu uma solução temporária mas divina para a condição do homem caído.

Os sacrifícios no Antigo Testamento

O sacrifício que Noé ofereceu foi a base para a promessa da aliança de Deus com a humanidade, que Ele nunca mais iria destruir todos os seres vivos por um dilúvio: "...E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz..." (Gênesis 8:21). Esta promessa não foi que com o diluvio todo pecado tinha desaparecido da superfície da face da terra. A depravação do homem ainda está presente, a base para a promessa da aliança de Deus é o resultado do holocausto oferecido por Noé. Assim, os israelitas viram que o holocausto era um meio de evitar a ira e de obter o favor de Deus. A bênção de Deus foi o resultado de um holocausto, não de boas ações do homem.

O significado de tudo isso tornou-se bem claro para os santos do Novo Testamento, quando reconheceram em Jesus Cristo, o sacrifício perfeito o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo; mas este conhecimento era obscuro para os antigos israelitas, que somente sabia que Deus estava trabalhando em algo ainda misterioso e desconhecido. Até o momento em que esse propósito foi dado a conhecer, os israelitas aplacavam a ira de Deus, oferecendo holocaustos, afim de receberem as bênçãos de Deus.

Os sacrifícios no Novo Testamento

Independentemente dos israelitas entender ou não o simbolismo do holocausto e sua realização em Jesus Cristo, como o próprio João Batista indicou com as palavras: "...Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo..." (João 1:29). Devemos concordar com o livro de Hebreus que diz que Cristo veio como o Cordeiro de Deus e morreu "uma vez por todas", não há mais necessidade de sacrifícios diários ou anuais, "...Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação..." (Hebreus 9:28).

Com base na cruz podemos dizer que sacrifícios e holocausto não são mais necessários na vida do cristão, uma vez que o sacrifício perpetuo foi realizada em Cristo. Sem duvida nenhuma tratando-se de sacrifícios de animais esta conclusão esta absolutamente correta. Mas a um outro sentido em que a importância e a aplicação do sacrifício deve ser mantida para os cristãos ainda hoje. "...Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?..." (Miquéias 6:6-8).

O serviço do cristão, no corpo de Cristo (igreja) e na comunidade, é comparado na Bíblia a um sacrifício: "...Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada...." (Hebreus 13:15-16;. cf Fil 4:18). Uma vez que o sacrifício pelo perdão e expiação de nossos pecados foi realizado completamente por Cristo, não temos mais a necessidade de trazer cordeiros ao altar do holocausto. Mas temos a obrigação do sacrifício de louvor e boas obras a Deus por sua graça declarando nosso amor guardando seus mandamentos. "...Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência, desejai, como meninos recém-nascidos, o leite racional, sem dolo, para que por ele cresçais para a salvação, se é que já provastes que o Senhor é benigno. e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, sois vós também quais pedras vivas, edificados como casa espiritual para serdes um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo..." (1 Pedro 2:1-5).

No princípio da identificação na realização do sacrifício no antigo testamento, a pessoa que estava se beneficiando do holocausto tinha que se identificar com o animal oferecido. Em primeiro lugar, o animal tinha que ser obtido por um preço. Em seguida, o ofertante colocava a mão sobre a vítima, simbolicamente identificando-se com a vítima, que morreria em seu lugar. Semelhantemente, nós também devemos nos identificar com o cordeiro de Deus o Senhor Jesus Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição. O batismo é um rito que Deus estabeleceu aos cristãos, através do qual nos identifica pessoalmente com a obra de Cristo. Batismo em si mesmo não pode salvar os homens, mas simbolizada a nossa morte para este mundo e uma confissão publica de nossa fé em Jesus Cristo. "...De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida..." (Romanos 6:4).

Os discípulos são aqueles que desistem de tudo para seguir a Cristo, entregando-se a Deus, como sacrifício vivo, santo e agradável (Rom 12:1-2), fazendo isto totalmente, sem reservas, através da fé na pessoa de Jesus Cristo, que veio à terra e morreu em nosso lugar. E nenhuma outra maneira é agradável a Deus. Em nenhuma outra forma, poderemos ser considerado aceitáveis diante Dele.

leia a bíblia em um ano
Postagem Anterior Próxima Postagem