O tabernáculo e sua analogia!

Construção, assessórios e consagração - Êxodo 37-39

Infelizmente para muitos estes capítulos finais do livro do êxodo, pode parecer sem muita utilidade para nos cristãos hoje, mas uma coisa é clara; se Deus através de sua suprema sabedoria decidiu que eles estivessem na Bíblia é por que tem algo interessante e de valor para todos leitores. Nestes últimos capítulos do livro do êxodo, veremos que há uma série de maneiras em que a construção do tabernáculo pode ser aplicada a nossa vida hoje. Uma delas é o valor que Deus da ao trabalho realizado em prol do Reino de Deus, Ele não só valoriza os lideres mas todos aqueles que se dispõem também aos humildes serviços, e nas contribuições artísticas desta estrutura. A arte tem um valor definido em nossa adoração e na expressão de nossa devoção a Deus. Muitas tarefas podem parecer sem importância, mas elas tornam-se santas quando elas são feitas para Deus. Na construção do Tabernáculo foi necessário uma longa lista de tarefas, e cada pessoa que as executou foi importante para a obra da "casa de Deus".

O Tabernáculo Espiritual - Livro do Êxodo 

Nos como cristãos sabemos que Deus o criador dos céus e da terra, não habita em templos ou tabernáculos feitos por mãos de homens, mas que nos mesmos somos o seu templo e sua morada (Atos 7:48, 17:24; 1 Coríntios 3:16). Com tudo isto podemos notar no êxodo que mesmo Deus não habitando em construções feitos por mãos humanas, Ele severamente exigiu qualidade e perfeição em algo que naturalmente Ele não iria morar. Imagine então o que Deus espera daqueles que verdadeiramente crê em em Jesus Cristo, ou seja, a sua igreja, o seu corpo e morada, já sabemos que as Escrituras ensinam que Deus habita na Igreja corporativamente, então a maneira como nos conduzimos como membros individual desta igreja é de vital importância. Se Deus é santo, então Sua igreja deve ser santa, (cf. 1 Pedro 1:16). Isso nos dá uma razão muito forte para exercermos a disciplina como igreja. O apóstolo Paulo escrevendo sobre este assunto diz: "...não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós..." (1 Coríntios 5:11-13). Esta passagem da Bíblia também põem por terra a velha interpretação descontextualizada de Mateus 7:1, usadas por muitos como desculpa para não ser julgado pela igreja.

Além disso, se Deus habita individualmente em cada um de nós e se manifesta através da igreja como um todo, e que somos espiritualmente o seu corpo, então a maneira pela qual nos conduzimos individualmente nesta igreja é de vital importância para a representação adequada de Deus. É por esta razão que o apóstolo Paulo alertou a igreja escrevendo: "...saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade..." (1 Timóteo 3:14-15). Ainda nesta epístola a Timóteo Paulo fala sobre a pureza doutrinária da igreja (Cap 1), sobre o ministério público (Cap 2), sobre os líderes da igreja (Cap 3), sobre a falsa e a verdadeira santidade (Cap 4), sobre a responsabilidade da igreja para com as viúvas (Cap 5), e sobre o uso do nome de Jesus e da piedade em busca de riqueza e prosperidade (Cap 6). Ou seja, a maneira como nos conduzimos na igreja é de vital importância hoje. Vamos ser cuidadosos na forma como edificamos a igreja hoje, para que a glória de Deus se manifeste aos homens da mesma forma que foi com os israelitas na época da edificação do tabernáculo.

Obediência detalhada - Êxodo 40

Deus explicou a Moisés como ele deveria construir o Tabernáculo. E Moisés obedeceu cuidadosamente as instruções de Deus detalhadamente. Ele não fez uma copia razoável, a partir da descrição de Deus, mas uma cópia exata. Moisés como descrito no livro do êxodo, não fez todo o trabalho sozinho, mas ele envolveu outras pessoas, delegando tarefas. Da mesma forma Deus deseja que nós hoje participemos juntamente com Ele de suas realizações e vontade. Nos como cristãos servimos ao mesmo Deus de Moisés, e obviamente devemos seguir o seu exemplo e estar consciente sobre a nossa obediência. Se Deus nos disse para fazer alguma coisa, façamos isso de forma correta e seguindo suas instruções detalhadamente, Deus não quer nos ver sentados assistindo; Ele nos convidou para fazer parte; Ele quer nos ver envolvido e convidando outras pessoas, como ordenou Jesus Cristo: "...Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura..." (Marcos 16:15). A igreja é uma comunidade de pessoas que participam com Deus para ajudar todo o mundo adorá-lo. Você está dentro?

A Glória! E manifestação de Deus - Êxodo 40

Os israelitas deixaram para traz uma vida de escravidão no Egito, onde eram obrigados a fazer tijolos. E agora no êxodo eles estavam seguindo a glória de Deus, ou seja a coluna de nuvem e a coluna de fogo, através do Tabernáculo que tinham construído para Deus. O Êxodo começa na escuridão e termina em glória. Este é o tipo de vida que Deus nos chama para vivermos. Começamos como escravos do pecado, mas através do sacrifício de Cristo fomos resgatados por Deus, e agora temos também a Gloria de Deus guiando-nos em nossa peregrinação por este mundo até entrarmos na terra prometida, ou seja o Reino de Deus e lá estarmos para sempre com Cristo. O Tabernáculo representava a casa de Deus na terra. Deus a encheu com a sua glória e sua presença. E quase 500 anos depois, Salomão construiu o templo, que substituiu o Tabernáculo como o lugar central de adoração, e novamente Deus também encheu o templo com a sua glória (2 Crônicas 5:13-14). Mas quando Israel se afastou de Deus, a sua glória e a sua presença deixou o Templo, e ele foi destruído por exércitos invasores (2 Reis 25). Sendo reconstruído em 515 AC pelos exilados que retornaram do cativeiro. Mas a glória de Deus só encheu grandiosamente e com maior esplendor o Templo novamente, quase cinco séculos mais tarde, quando Jesus Cristo, o Filho de Deus, entrou e lá ensinou. No entanto quando Jesus Cristo foi crucificado, a glória de Deus mais uma vez deixou o Templo; e quando poderosamente Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos o templo físico deixou de ser utilizado rasgado-se o véu do santo dos santos; e gloria de Deus habita agora em um corpo espiritual. O templo de Deus, agora é a sua igreja, e o corpo são os crentes que individualmente unidos formam a igreja.

O significado da presença de Deus para nós - Êxodo 40

Qual, então, é o significado deste evento para nós? Eu acredito que a lição que Deus tinha para os israelitas no passado é a mesma que Ele tem para seu povo em nossos dias. Em primeiro lugar, este capítulo do livro do êxodo nos lembra a importância da obediência rigorosa a Deus. Alguns podem ou são tentados a interpretar esta obediência rigorosa aos mandamentos de Deus, como um tipo de legalismo que o Novo Testamento claramente rejeita. A obediência rigorosa que Deus exigia dos israelitas não era legalismo. O legalismo é uma corrupção da lei, o cumprir da lei e os mandamentos de Deus não estão em seguir rigorosamente a letra, mas a essência do mandamento implícito na letra, "...Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito..." (Tiago 1:25), Mas assim como a libertinagem é uma corrupção da graça, aqueles que, em nome de poupar a igreja do legalismo promovem uma falsa liberdade, resulta em uma atitude desleixada para as instruções de Deus.

Por exemplo: As ordenanças que Deus deu a Israel por meio de Moisés, referentes ao tabernáculo; são um paralelo aos que Deus deu à Igreja através dos apóstolos. E ainda é esses mesmos preceitos que muitos rejeitam, insistindo que eles eram apenas uma extensão e uma expressão de algumas das peculiaridades de Paulo, ele no entanto, escreveu: "...Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele..." (1 Coríntios 3:10). Estas palavras, em seu contexto completo, ensinam-nos que o que Paulo prescreveu a respeito da estrutura e conduta da igreja como um apóstolo de Cristo, foi como a de um "construtor", cujo papel era lançar as bases da igreja para todas as gerações a seguir. Quando deixamos de lado as práticas e rejeitamos os princípios ensinados por Paulo e os demais apóstolos de Cristo, divinamente designado para a igreja, estamos negligenciando com as ordenanças de Deus para o novo tabernáculo. "...Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo..." (1 Coríntios 3:16-17). Portanto vamos procurar ser meticulosos em manter os mandamentos de Deus, como disse Jesus Cristo: "...Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele..." (João 14:21).

A manifestação da glória de Deus no tabernáculo durante o êxodo era uma garantia da presença de Deus entre eles. Esta certeza da presença de Deus era ainda mais necessária após o grande pecado da nação em fazer e adorar o bezerro de ouro (Êxodo 32). A presença de Deus serviu como uma garantia aos israelitas que Deus estaria entre eles, e no meio deles, apesar de seus pecados. Isso não significou minimizar o seu pecado, mesmo porque naquele incidente muitos perderão a vida, mas sua atenção era focar na função primária do tabernáculo, fornecendo a eles um lugar e meio de expiação, mesmo temporariamente, pelo derramamento do sangue dos animais (cf. Rom 3:25). A presença de Deus visível no tabernáculo, bem como a sua orientação diária, pela nuvem (Êxodo. 40:36-36), garantiu que Deus estaria presente com Seu povo.

Deus também nos da hoje o mesmo tipo de garantia que a nuvem foi para Israel, através do Seu Espírito Santo, Deus habita no crente, com o crente e no meio dos crentes, dando-nos a garantia do perdão dos pecados, e de sua presença através do acesso contínuo que temos a Ele, através do sangue derramado por Jesus Cristo. No entanto, para isto devemos busca a perfeição vivendo no espirito e não na carne; "...Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele..." (Romanos 8:9). O Espírito Santo para os Cristãos hoje, é como a gloria de Deus aos israelitas. O Espírito de Deus naquele momento encheu o tabernáculo. E hoje semelhantemente se somos verdadeiramente nascido de novo pela fé pessoal na pessoa e obra de Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus não só encherá mas também diferentemente de como foi no tabernáculo construído por mãos humanas, Ele habitará em nós e nos assegura que somos filhos de Deus. O Espírito também nos dá orientação, assim como a nuvem guiou os israelitas. "...E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito..." (Efésios 2:17-22).

Finalmente, os eventos de Êxodo, capítulo 40 foram apenas um prelúdio, uma introdução para o livro de Levítico. Se o Livro de Êxodo contém a descrição das "partes" do tabernáculo, bem como fornece as instruções de montagem para a sua construção, o Livro de Levítico é o "manual do proprietário", o que diz como os israelitas deveriam usar o tabernáculo, os sacrifícios e o sacerdócio, que lhes permitiriam aproximar-se de Deus. Até breve – Paz e Graça!

livro de exodo
Postagem Anterior Próxima Postagem