O bezerro de ouro e a ira de Moisés

O significado do altar do incenso? - Êxodo 30

O altar do incenso era um símbolo das orações, intercessão e louvores do povo subindo até Deus como uma doce fragrância. Deus queria fazer de Sua 'morada' um lugar onde as pessoas pudessem se aproximar Dele. "...sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos..." (Isaías 56:7). Este é o significado e o propósito do altar do incenso para nos cristão, oferecer o mais agradável e aceitável aroma a Deus; através de nossas orações, intercessões e louvores flutuando para o céu e sendo absorvido por Deus como incenso de fragrância agradável, como descrita no salmo de Davi e também na visão de João. "...Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde..." (Salmo 141:2). "...E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos..." (Apocalipse 8:4).

É também uma representação de Cristo, o nosso intercessor diante de Deus Pai. Durante seus dias na terra, Jesus orou pelos crentes, assim como o sumo sacerdote do tabernáculo. Pouco antes de ser traído e condenado à morte, Jesus intercedeu por Seus discípulos e por todos os crentes futuros, pedindo a Deus Pai, para protegê-los do mal e santificá-los através da Sua Palavra, (João 17 :1-26). Hoje, Jesus ainda é o nosso sumo sacerdote ao lado do Pai, intercedendo pelo povo de Deus: "...Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;..." (Romanos 8:34). Desde que foram perdoados os nossos pecados através do sangue de Cristo, também cheguemo-nos ao Pai com confiança em oração em nome de Jesus Cristo. Quando oramos em nome de Jesus, estamos orando com base no sacrifício que Ele fez por nos na cruz e não em nosso próprio mérito. É em seu nome poderoso que somos salvos e batizados, e em Seu nome vivemos, falamos e agimos. "...e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei..." (João 14:13-14). Observe também que nenhum incenso estranho poderia ser queimado neste altar. Os ingredientes do incenso foram prescritos por Deus, hoje os nossos ingredientes também são os prescrito por Deus através de sua doutrina Bíblica, que deve ser pura e sem mistura, ou seja sem a contaminação materialista deste mundo, sem interferências de teologias modernas e capitalistas, mas somente nos parâmetros e diretrizes de Deus. "...E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve..." (1 João 5:14).

As habilidades e dons humanos - Êxodo 31

Deus valoriza as habilidades do seu povo, e não somente as habilidades teológicas ou ministeriais. Nós normalmente temos a tendencia a valorizar apenas aqueles que estão na frente da igreja ou em papéis de liderança, acreditando que somente estes dons são o que realmente importa. Mas Deus deu através do Espírito Santo habilidades artisticas e manuais a Bezalel e Aoliabe, para eles usarem em prol a “casa de Deus”. O trabalho deles apesar de diferente teve o mesmo valor para Deus tanto quanto Moisés e Arão na liderança. Quando entregamos nossas competências a causa de Deus, Ele dá a elas grande significado e propósito. Observe quais são as suas habilidades e encontre uma maneira de usá-las na obra de Deus, procure melhorá-las. Ao fazer isso, você pode encontrar novas oportunidades para usá-las na causa do evangelho. "...Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém..." (1 Pedro 4:10-11); "...Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus..." (1 Coríntios 10:31).

A idolatria do povo e suas consequências - Êxodo 32

O pecado e desvio dos israelitas aconteceu muito pouco tempo depois da aliança mosaica ser ratificada em Êxodo, capítulo 24. Moisés tinha preparado o povo para que ele ficasse algum tempo fora na montanha, e apenas 40 dias foi o tempo suficiente para que esse grupo anônimo de israelitas conspirassem contra Deus e criassem um ídolo como seu represente, em clara desobediência ao mandamento que proíbe a fabricação de ídolos e imagens de escultura. Essas pessoas vieram até Arão exigindo um ídolo. Os deuses egípcios ainda estavam frescos em suas mentes, por isso eles acharam muito natural fazer um bezerro de ouro para representar o Deus que havia acabado de livrá-los de seus opressores. Eles ansiavam por um Deus com rosto, mesmo depois de terem visto o Deus invisível em ação, eles ainda queriam algo familiar que eles pudessem ver e apalpar. Ao fazer isto, eles estavam ignorando a ordem que tinha acabado de receber do próprio Deus na vista do povo que disse: "...Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra..." (Êxodo 20:04). Eles podem até ter pensado que estavam adorando a Deus. Sua aparente sinceridade porem não os justificavam a desobediência, na verdade nenhuma desculpa justifica.

Deus já estava pronto para destruir toda a nação por causa de seu pecado. Mas Moisés implorou por misericórdia, e Deus os poupou. Embora assim como o povo israelita nós muitas e muitas vezes merecemos a ira de Deus, ele continua abundantemente misericordioso, disposto a perdoar e restaurar-nos a si mesmo quando pedimos em nome de Jesus. Moisés, ao ver a idolatria e a alegria mundana do povo, indignado, oprimido e irritado acabou por quebrar as tábuas contendo os mandamentos. Mas na realidade estes mandamentos já haviam sido quebrados nos corações e nas ações do povo. A ira de Moisés é compreensiva e é um sinal de vitalidade espiritual; devemos cultivar esse tipo de ira contra o pecado em nossa vida e em nosso meio. Mas quando estivermos irritado com o pecado, devemos tomar cuidados para que continuemos honrando a Deus em nossa vida através do perdão. "...Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;..." (Efésios 4:26).

Por que assim como eles nos também somos tentados, e infelizmente muitos de nós acabamos cedendo a querer moldar também um deus segundo o nosso gosto e padrão. Mesmo que muitas vezes não façamos ídolos físicos, somos muitas vezes culpados de tentar fazer um Deus segundo as nossas expectativas, moldando-o a atender as nossas ideologias, bens materiais, desejos e circunstâncias. Quando fazemos isso, acabamos adorando a nós mesmos, e a matéria ao invés do Deus, que nos criou. Os deuses que criamos nos cega, e nos distancia do verdadeiro amor que Deus quer e deseja derramar sobre nós; por este motivo devemos estar atentos a que tipos de deuses tem procurado usurpar o lugar do verdadeiro Deus em nossa vida, para isto temos que esta "...Revestido de toda a armadura de Deus..." (Efésios 6:11-18).

os dez mandamentos
Postagem Anterior Próxima Postagem