Bem Vindos - Paz e Graça !

Bíblia - Palavra de Deus

A Deus toda Gloria...

Serie: Os 10 Mandamentos

Deus é Amor...

Estudos Bíblicos + Vídeos

» » » » "Não terás outros deuses diante de mim". Êxodo 20:3


Rede Missionária Cristã 10:59:00 0

<< Série - Os Dez (10) Mandamentos >>

1º Mandamento

"...Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim..." (Êxodo 20:1-3).

╚══❘► Pedidos de Oração e Palavras de conforto <Clique Oração>

O primeiro dos Dez Mandamentos - A primazia a Deus.

Não importa muito os sonhos e valores de nossa vida, até resolvemos a questão de quem ou o que está em primeiro lugar em nosso coração. Sobre esta questão Jesus Cristo nos alerta dizendo: "...Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração..." (Mateus 6:21). Esta questão tem que ser resolvida! Se alguém, ou alguma coisa, ocupa o primeiro lugar de nossa vida diante de Deus, nossa vida esta fora de controle e fora de equilíbrio. Esta é a essência do primeiro Mandamento, Deus quer nos dizer que Ele deve estar em primeiro lugar em tudo o que ocupa o nosso coração, inclusive nos desejos, e sonhos de nossa vida. Esta exigência de Deus é muito simples. Ele sabe que todos os homens adoram algum tipo de deus ou deuses, inclusive aqueles que se dizem ateus e agnósticos, por que qualquer coisa que toma a primazia em nosso coração é considerado como um deus, uma idolatria, seja dinheiro, imagens de esculturas, artistas, ideologias, filosofias, relacionamentos, etc. Tudo o que ocupar o primeiro lugar em nossa vida nos desviara do verdadeiro Deus que é o único digno de nosso amor e devoção.

Alguns poderiam perguntar:

"Bem, mas não há somente um Deus?"

Sim, existe apenas um Deus "verdadeiro", mas há muitos falsos deuses! Criados e adorados pelo homem, como já foi mencionado acima, um deus pode ser qualquer coisa, uma ideologia, uma filosofia, bens materiais, uma pessoa, um objeto que considerarmos mais precioso, algo que não exitamos em fazer um maior sacrifício, ou qualquer outra coisa que mova o nosso coração. O homem, por natureza, é um ser religioso, portanto mesmo inconscientemente ele vai encontrar alguém, ou algo, para dar a sua adoração. Muitas vezes, coisas ou pessoas ocupam o primeiro lugar em nossa vida tornando-se um deus para nós. Observe alguns exemplos de coisas que se elevam a status de deus na vida de muitas pessoas.

1. O deus dos prazeres - "...porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas..." (Filipenses 3:18-19). O prazer é como uma droga viciante, que muitas vezes requer mais e mais para se obter o mesmo efeito. Entre elas estão: sensualidade, sexualidade, esportes, entretenimentos, relacionamentos, etc.

"...E aconteceu depois destas coisas que a mulher de (Potifar) seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: (…) Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?..." (Gênesis 39:7-9). José é um exemplo de pessoa que não se curvou ao deus do prazer.

2. O deus das Posses e riquezas - "...Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas..." (Mateus 6:24). O deus das Posses e riquezas infelizmente tem domina muitas vidas neste mundo capitalista, mesmo no meio da cristandade vemos a exaltação a este deus (mamom), são correntes, campanhas, orações, reuniões especiais, envelopes 'sagrados', fogueiras, utensílios 'ungidos', etc. As pessoas que colocam o dinheiro e as coisas materiais em primeiro lugar são idólatras, estas pessoas não se reúnem para louvar e adorar ao Deus verdadeiro, elas se reúnem com o proposito de alcançar prosperidade material.

"...Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista maior recompensa..." (Hebreus 11:24-26). Moisés é um exemplo de pessoa que não se curvou ao deus das Posses e riquezas.

3. O deus do egoismo e orgulho - "...Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor..." (2 Crônicas 26:16). Quando uma pessoa sente que o mundo gira em torno dela, e que ela deve sempre sair por cima, essa pessoa é um idólatra. Em nossos dias não faltam pessoas e denominações, as quais crescem onde Jesus diminui. Não faltam líderes religiosos que se autopromovem, às custas de pregações de autoajuda e materialistas, sem o temor de Cristo, líderes e igrejas que crescem ao mesmo tempo em que diminuem Jesus.

"...É necessário que Ele cresça e que eu diminua.." (João 3:30). O ministério de João Batista foi bem definido pelo Senhor: “preparar o caminho”. Por isso, quando falou da sua alegria, ao saber do começo da obra de Jesus, afirmou: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”.

4. O deus dos planos e projetos - "...O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?..." (Lucas 12:15-20). Tudo o que ocupa a nossa mente e vida acima de Deus torna-se um ídolo! Temos o direito de definir objetivos e traçar metas. Bem como lutar para realizá-los. No entanto, se quisermos ser bem sucedidos, devemos pautar nossos projetos segundo os planos de Deus. "...O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor..." ( Provérbios 16:10).

O planejar cuidadosamente inclui submissão a Deus. A Bíblia diz em Tiago 4:13-16 "...Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna...". Esta lista é praticamente infinita. O homem pode fazer de qualquer coisa um deus para sua vida. No entanto, somos aconselhados desde os tempos da criação a deixarmos Deus, o Todo Poderoso, torna-se a primazia em nosso coração, amando-o com nossas atitudes e comportamento, "...E sendo cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-nos a nós mesmos..." (Tiago 1:22). Permita que Deus direcione os teus projetos, que Ele faça parte na elaboração dos teus planos. Ele pode te conduzir para a vitória!

O primeiro dos Dez Mandamentos - As razões de Deus.

Deus poderia fazer este pedido a Israel, porque Ele os escolheu, amou, abençoou, alimentou, libertou, etc. Portanto, é natural que o povo lhe devia reverência e absoluta adoração. Quanto mais nós, que fomos comprado por um preço elevadíssimo para tornarmos a Igreja de Jesus Cristo, fomos comprados através do sangue de um inocente; o sangue do filho de Deus foi derramado na cruz do calvário. Por isto devemos-lhe a nossa total devoção! Analise o preço que Cristo pagou por nossa vida:
  • 1. Ele desceu do Céu (João 01:01, 14; Fil 2:5-8).
  • 2. Ele suportou a pobreza e a miséria (Mat 08:20)
  • 3. Ele foi rejeitado pelas pessoas que veio salvar (João 1:11).
  • 4. Ele foi açoitado (Mat 27:26; Salmos. 129:3).
  • 5. Ele foi espancado (Lucas 22:63-64).
  • 6. Ele foi cuspido (Mat 27:30).
  • 7. Ele foi ridicularizado (Mat 27:26-29).
  • 8. Ele foi humilhado (Mat 27:35).
  • 9. Ele foi crucificado (Lucas 23:38).
  • 10. Sua barba foi arrancada (Isa. 50:6).
  • 11. Ele morreu (João 19:30).
  • 12. Ele nos amou (Jer. 31:3, João 03:16).
  • 13. Ele nos chamou (Mat 11:28; João 6:44).
  • 14. Ele nos recebeu (João 6:37).
  • 15. Ele nos salvou (Ef. 2:8-9).
  • 16. Ele nos purificou e nos perdoou todos os pecados (Col. 2:13-14).
  • 17. Ele nos adotou (Ef. 01:05).
  • 18. Ele nos guarda (1 Pedro 01:05).
Ele tem todo o direito de exigir adoração exclusiva de seus filhos. Você não concorda? "...Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo..." (1 Coríntios 6:19-20). 

Existem apenas duas maneiras possíveis em que podemos responder a Deus. Nos podemos continuar a colocar o mundo, o dinheiro, os projetos, os ídolos de pedra, gesso, madeira, etc; acima de Deus e persistir em rebelião terminando assim perdido em uma vida de punição, perdendo a recompensa celestial. Ou, podemos cumprir a exigência de Deus que resultará em uma vida abençoada e uma eternidade gloriosa. A exigência de Deus é esta: "...Não terás outros deuses diante de mim..." (Êxodo 20:1-3). Faça sua escolha!

estudos+bíblicos+evangélicos

1º Mandamento
teologia online e teologia online gratis
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

X

★★★ Cadastre-se Abaixo! ★★★