Moisés fala com Faraó

Êxodo - A promessa de libertação

Foi uma grande honra para Moisés o chamado de Deus, que o encarregou de tirar Israel para fora do Egito, mas ele naturalmente estava temeroso de aceitar esta comissão, e com grande relutância concordou. E para equilibrar a fraqueza de Moisés, Deus o lembra de seu poder, se referindo diretamente ao que Moisés usou como objeção: Deus lhe pergunta: "...Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?..." (Êxodo 4:11). Moisés sabia que Deus criou o homem, mas ele teve que ser lembrado agora que Deus também fez a boca do homem. Muitas vezes um simples olhar para a grandeza de Deus como Criador nos ajudaria dissipar grande parte das dificuldades que construímos no caminho de nosso dever, (Salmos 124). Deus, como o criador do homem e da natureza, deu-nos o poder e a faculdade de falar, e não somente isto, mas de falarmos com sabedoria (Lucas 21:15), "...O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo..." (Isaías 50:4), Ele derrama graça em nossos lábios, (Salmos 45:2). Seu poder, é sobre todas faculdades e não há dúvida de que Ele tem, sabedoria e justiça, (João 9:3). Faraó e os egípcios foram feitos surdos e cegos espiritualmente, mas Deus sabia como lidar com eles, e obter honra e justiça através disto.

O inicio do Êxodo - Moisés um Esposo de Sangue

Deus estava prestes a matar Moisés; Sabemos que é o pecado que gera a morte (Tiago 1:15), mas então por que Deus mataria a Moisés? Qual foi o seu pecado? O pecado de Moisés, foi deixar de circuncidar seu filho. Mas por que Moisés não fez isso? Devemos lembrar que Moisés havia passado parte de sua vida no palácio de Faraó e no deserto juntamente com os midianitas, e este foi, provavelmente, o efeito do seu jugo desigual com uma midianita. Além disso ele pode não ter sido muito familiarizado com as leis de Deus, especialmente de todos os requisitos da aliança de Deus com Israel (Gênesis 17) pois este ritual não havia sido realizado ativamente por 400 anos. Mas Moisés, não poderia servir eficazmente a Deus como libertador do povo, sem que ele próprio tivesse cumprido as condições da aliança de Deus, e uma dessas condições era a circuncisão. Sob a lei do Antigo Testamento, deixar de circuncidar seu filho era o mesmo que remover de si e de sua família as bênçãos de Deus.

A circuncisão do coração

Nós temos necessidade de observar com cuidado a circuncisão espiritual sobre os nosso próprio coração, para que nenhuma relação prevaleça acima de nosso amor para com Deus (Romanos 2:29). Ele cobrou isto de Eli o sacerdote que honrou mais a seus filhos do que a Deus (1 Samuel 2:29), Jesus nos alerta sobre isto dizendo: "...Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim..." (Mateus 10:37). Sabemos que nosso Deus é um Deus de amor e que ele não tem prazer na morte do impio, no entanto: "...desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá..." (Ezequiel 18:24). É sabido que estas palavras do profeta Ezequiel tinha seu cumprimento sob o apedrejamento do pecador, que mesmo avisado permanecia em seu pecado (Ezequiel 33:9). Com toda certeza Deus já havia relatado Moisés sobre a circuncisão de seu filho, e tudo indica que a relutância era por parte de sua esposa midianita "...Então Zípora tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Com efeito, és para mim um esposo sanguinário..." (Êxodo 4:25). Por isto antes que eles pudessem ir mais longe contrariando a Deus, Ele lhe enviou um anjo, provavelmente, com uma espada na mão. Moisés e sua família tiveram de seguir completamente os mandamentos de Deus. Com esta experiencia, Moisés aprendeu que a desobediência a Deus é mais perigosa do que se defrontar com um faraó egípcio. "...Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei..." (Lucas 12:4-5). Muitas vezes nos preocupamos e olhamos para Deus em um aspecto da vida, ignorando o pecado que permanece em outra área. Mas, para Deus, somos pessoas inteiras. Nossa vida inteira é colocada diante Dele. Deus não quer apenas o coração como costuma dizer alguns, ele exige todo o nosso ser. Se você está procurando a direção de Deus em uma área, deve dar uma olhada honesta em toda a sua vida. "...Abstendo-vos de toda espécie de mal. (...) e o vosso espírito, e alma e corpo [não somente o coração] sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo..." (1 Tessalonicenses 5:22-23).

No processo do êxodo tereis aflição

Às vezes, as dificuldades vem como resultado de obedecermos a Deus, Jesus disse: "...Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa..." (Mateus 5:11). Moisés e Arão obedecerão a Deus fielmente e levarão a sua mensagem a Faraó. Faraó respondeu com trabalho mais pesado e difícil, resultando em mais opressão para os hebreus. Muitas vezes nos perguntamos o que fizemos para merecer as nossas próprias dificuldades. Normalmente, nós olhamos para ver se não fizemos algo de errado. Mas não é os nossos pecados que nos trazem sofrimento, os nossos pecados foram perdoados por Jesus na cruz do calvário, hoje vemos muitos pseudo pastores dizendo que se você esta sofrendo é porque você esta em pecado, vendem amuletos gospel e campanhas semanais contra o sofrimento, por preços inacreditáveis; contrariando a própria palavra de Jesus que eles dizem ser seu senhor, mas não passa de declarações de marketing religioso; Porque sobre o sofrimento Jesus Cristo deixou bem claro aos seus discípulos dizendo: "..No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo..." (João 16:33). E o apostolo Paulo nos conforta sobre isto dizendo: "...Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada..." (Romanos 8:18). Às vezes é a nossa obediência a Deus em um mundo que funciona na direção oposta, nos proporciona sofrimento muitas vezes pior do que antes; e se sua vida esta difícil, podem não ser consequências de seu próprio pecado. É que "...na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados..." (2 Timóteo 3:12-13).

O êxodo - "Deixar meu povo ir"

Quando Moisés entregou a mensagem de Deus para o povo, eles estavam muito desanimados e decepcionados para receber de bom coração. Os hebreus não queria ouvir mais nada sobre Deus e suas promessas, porque a última vez que ouviram a Moisés, receberam em troca mais trabalho e sofrimento. Em nenhum momento eles se quer pensaram o quão difícil deve ter sido para Moisés levar a mensagem de Deus até Faraó, quando o seu próprio povo tinha dificuldade em acreditar e aceitar. Eventualmente, os hebreus acreditavam que Deus havia enviado Moisés, afinal eles já clamavam por 400 anos, mas é evidente que Moisés por um tempo, deve ter se sentido muito sozinho. No entanto, Moisés obedeceu a Deus, e isso fez toda diferença! Em última análise, as promessas de Deus para os hebreus foram cumpridas ao pé da letra quando eles saíram do Egito. Ele os libertou da escravidão, tornou-se o seu Deus, e os aceitou como seu povo. Então os levou para fora do Egito a caminho da terra que havia prometido.

Quando os hebreus foram resgatados da escravidão, isto retratou o drama da salvação para todos nós em Cristo Jesus. Quando Deus nos redime da escravidão do pecado, ele nos proporciona a adoção como filhos, nos aceita e torna-se nosso Deus. Então, ele nos leva a caminho de uma nova terra e novos céus, sendo que Jesus é o caminho (João 14:6). Mesmo que as vezes, a mensagem de Deus é seguida e por um momento nada parece mudar, nesse tempo, reveses e sofrimentos podem tentar nos afastar de Deus. Mas se você é um discípulo de Cristo não desista e ouça o que o mestre diz: "..No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo..." (João 16:33). Continue trazendo as pessoas para mensagem de Deus, e assim como fez Moisés, se esforce e seja paciente. Deus sempre cumpre suas promessas.

estudos=bíblicos+livro+exodo+êxodo

Postagem Anterior Próxima Postagem