Compreedendo Melhor a Bíblia

Compreendendo Melhor a Bíblia | Rede Missionária Cristã

Como Obter a Real Compreensão da Bíblia

N
aturalmente em conversas verbais podemos pedir ao outro com quem falamos uma melhor explicação para que possamos ter certeza que entendemos o que ele está tentando nos comunicar. Os livros são mais difíceis de interpretar. Você pode ir só até onde o autor se comprometeu a imprimir. Mas para compreender melhor a Bíblia exige um esforço maior de interpretação por se tratar de assuntos Espirituais de extrema importância para nossa salvação.

Na verdade quando lemos a Bíblia estamos em um dialogo com uma grande variedade de autores, mas o mais importante é o dialogo com Deus. Por isto é importante compreender a intenção completa Deus descritas naquelas paginas.

Como Compreender Melhor a Bíblia

1 – Procure o significado pretendido pelo autor.

Cada passagem bíblica tem um significado e objetivo único pretendido pelo escritor. Logo para que haja uma melhor compreensão da bíblia é importante que o leitor saiba quem escreveu e procure compreender também o período de tempo de sua escrita, e assim obter uma melhor definição.

Procure também o significado real de um texto em que tiver dúvidas para compreender a intenção de Deus, que é o verdadeiro autor. Outro fato de suma importância é que o leitor não tente de forma alguma adaptar o texto para caber na sua compreensão e intenção.


2 – Procure compreender todo o contexto.

Não trate um livro bíblico como uma coleção de passagens isoladas. O significado dos versos individuais pode ser descoberto apenas no fluxo de toda a peça literária. Se estamos lendo apenas uma passagem pequena de um livro específico, temos que nos certificar que teremos uma compreensão básica de como a passagem se encaixa na mensagem de todo o livro em questão e da Escritura em geral.

Quando lemos pequenas porções das Escrituras, devemos ter cautela, caso contrário, poderemos distorcer a mensagem de Deus. O contexto final de qualquer passagem em particular, é a Bíblia inteira, ou seja, todo o seu contexto. Aprenda a ler o seu contexto, lendo os livros inteiros da Bíblia, e não apenas trechos.

Se você pode se sentar por duas ou três horas para ler um romance, tente fazer o mesmo com o livro de Isaías ou Atos dos apóstolos por exemplo, afinal com apenas 10 ou 15 minutos diários podemos ler toda a bíblia em um ano. E lembre-se um texto fora do contexto é um pretexto para falsas doutrinas.

3 – Identifique o gênero literário.

A Bíblia é uma coleção de tipos literários. Dentro das folhas da bíblia a história, direito, poesia, provérbios, profecia, etc. Quando sabemos o tipo de literatura em que lemos, poderemos compreender melhor a bíblia.

A identificação dos gêneros literários encontrados nos livros da Bíblia, com suas formas próprias, linguajar e estilo é de fundamental importância para a compreensão do texto da palavra de Deus. É na prática atenciosa da leitura do texto que vamos identificando o gênero literário, como ele se apresenta e passamos a amar cada vez mais esta palavra de Deus e a interpretá-la de forma mais completa, transformando inclusive a nossa vida.

4 – Considere o contexto

histórico e cultural da Bíblia.


Para aplicar e compreender melhor a Bíblia, duas fontes de informação são fundamentais: a própria Bíblia e a compreensão apropriada do ambiente cultural da passagem que você está lendo. Você precisa ler cada livro como se fosse um dos contemporâneos do autor, somente depois de conhecer o contexto cultural da passagem em questão é que você entenderá os interesses e o propósito originais do autor.

Como fazer isto? A maioria de nós recorre a comentários e outras ferramentas de ajuda. Comentários bíblicos, poderão preencher as lacunas em termos de costumes desse período de tempo e proporcionar uma visão do pano de fundo cultural e histórico dos escritos bíblicos.
5 – Observe a gramática e a estrutura do texto.

Leia cada passagem de perto, observando o pensamento do autor. Observe a gramática e a sintática o estudo (estrutural) deve basear-se nas línguas originais. Por esta razão, é útil ter uma cópia de uma tradução literal, para estudo. Interprete as suas experiências à luz da Escritura, e não vice-versa. É fácil distorcer o significado da Bíblia, permitindo que nossas experiências venham a dar forma a nossa compreensão de uma passagem.

Mesmo sendo a Bíblia formada por muitos livros, é também um livro único, com uma única história. Não baseie sua doutrina ou ensinamento moral sobre uma passagem isolada da bíblia, lembre-se do contexto, se uma passagem da bíblia parece ensinar alguma coisa superficialmente, mas uma outra passagem ensina claramente, procurar entender à luz do contexto geral, desta forma compreenderá melhor a Bíblia

 

Postagem Anterior Próxima Postagem